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Governo

Taxa de matrícula em ensino infantil no Brasil é quase 3 vezes maior que na OCDE

10 de setembro de 2025
Taxa de matrícula em ensino infantil no Brasil é quase 3 vezes maior que na OCDE
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Este é um dos resultados de pesquisa produzida pela própria OCDE, que reúne os países mais ricos do mundo. Outro resultado positivo no Brasil é a proporção de pessoas com mestrado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou, oficialmente, na última terça-feira (9), os dados brasileiros do relatório do Education at a Glance (EaG) 2025. O relatório internacional, apresentado também nessa data em Paris, é coordenado e produzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O Inep destaca, entre outros resultados, as matrículas de crianças brasileiras em escolas de educação infantil. Ao comparar a progressão no intervalo entre 3 e 5 anos de idade, nos anos de 2013 a 2023, nota-se que a taxa de matrícula brasileira (15,5%) está acima da média da organização (5,8%).

Quanto à participação e progressão na educação de crianças, a faixa etária levantada pela OCDE para a matrícula de crianças na educação infantil é de 3 a 5 anos de idade. A idade de três anos não integra a faixa de obrigatoriedade no Brasil mas, mesmo assim, a taxa de matrículas no País é maior.

O documento EaG é uma das publicações internacionais mais abrangentes e relevantes e que possibilita acompanhar a dinâmica dos sistemas nacionais de educação em perspectiva internacional comparada. É também uma ferramenta útil para a formulação de políticas públicas com base em evidências.

Destaques no ensino superior

A apresentação das informações do relatório está dividida em quatro seções: resultados educacionais e impacto da aprendizagem; acesso à educação, participação e progressão; investimentos financeiros em educação; e docentes, ambiente de aprendizagem e organização escolar. Nesta edição, o EaG ressalta o ensino superior.

Em relação aos impactos da aprendizagem, na população adulta jovem (entre 25 e 34 anos de idade) com mestrado, há avanços. De 2019 a 2024, embora a proporção seja diferente, o aumento das pessoas com mestrado no Brasil (11,2%) representou uma variação parecida com a média da OCDE (12%).

Em relação ao investimento público em educação, o Brasil mantém a trajetória de investimento em proporção ao seu Produto Interno Bruto (PIB) próximo à proporção dos países do bloco, em torno de 4,4 pontos percentuais. O mesmo ocorre com o investimento público em educação pública no nível superior por estudante em tempo integral: os valores seguem a tendência histórica de proximidade ao investimento médio do grupo, cerca de 15 mil dólares.

Quanto aos docentes, ambientes de aprendizagem e à organização do sistema de ensino, o relatório traz a relação de alunos por professor no ensino superior por tipo de instituição. Na média OCDE, a proporção é de 15 alunos nas instituições de ensino superior (IES) públicas e de 18 nas privadas. No Brasil, essa proporção é, respectivamente, de 10 e 62 de alunos por professor.

A grande variação entre os números das instituições públicas e privadas está relacionada à educação a distância (EaD), que, no contexto das instituições privadas, tem um volume importante, com uma maior proporção de alunos atendidos por docente.

Os dados nacionais que subsidiam o cálculo de indicadores do Education at a Glance são provenientes do Censo Escolar, do Censo da Educação Superior e de outras fontes, como as pesquisas domiciliares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados da pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

No documento constam também dados sobre desempenho, matrícula e organização dos sistemas educacionais. A íntegra do relatório da OCDE está disponível no site do Inep para consulta.

Education at a Glance – É o resultado de um trabalho realizado no âmbito do Programa de Indicadores dos Sistemas Educacionais (INES), da OCDE. Com divulgação anual, a edição deste ano reúne estatísticas educacionais de 49 países, entre eles o Brasil. O Brasil participa do relatório desde a sua primeira edição em 1997, alcançando, em 2007, a condição de parceiro-chave da organização.

• Conheça o relatório Education at a Glance 2025 (em inglês)
• Assista a vídeo com o lançamento dos dados brasileiros

Assuntos Governo
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