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Viagens de avião crescem no Brasil e já representam 14,7% do total em 2024

7 de outubro de 2025
Viagens de avião crescem no Brasil e já representam 14,7% do total em 2024
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O transporte aéreo vem ganhando cada vez mais espaço nas viagens pelo Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Turismo, realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério do Turismo, a proporção de pessoas que viajam de avião passou de 10,5% em 2020 para 14,7% em 2024. O crescimento reflete uma mudança no comportamento dos viajantes após o período da pandemia de Covid-19, quando o carro particular ou de empresa dominava o cenário.

A movimentação de passageiros em voos nacionais confirma a tendência de crescimento do setor. Nos primeiros oito meses de 2025, foram 65,7 milhões de passageiros transportados. Apenas em agosto, 8,7 milhões de viajantes circularam pelos aeroportos brasileiros, resultado que representa o melhor desempenho para o mês desde o início da série histórica e marca 12 meses consecutivos de crescimento no transporte doméstico.

“O brasileiro tem viajado mais e aproveitado melhor as oportunidades de conhecer o país. Esse movimento fortalece o turismo, gera empregos e aquece a economia em todas as regiões”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A pesquisa mostra que, ainda assim, o carro segue como principal meio de transporte nas viagens, representando 50,7% do total em 2024, seguido por avião (14,7%) e ônibus de linha (11,9%). A participação dos meios não coletivos caiu em relação a 2020, quando o uso do carro atingiu 57,6%.

MOTIVOS DAS VIAGENS – O levantamento também indica que a principal variação do transporte aéreo se deu nas viagens profissionais. Em 2020, apenas 19,9% dessas viagens eram de avião. O percentual subiu para 27,1% em 2023 e chegou a 28,8% em 2024.

No geral, a maioria das viagens realizadas no país tem caráter pessoal: 85,5% em 2024, contra 14,5% profissionais, proporção praticamente estável em relação ao ano anterior. Entre as viagens profissionais, 82,7% foram para negócios ou trabalho e 11,8% para eventos e cursos de desenvolvimento profissional. Já entre as pessoais, o lazer foi o principal motivo em 2024, respondendo por 39,8% das viagens, seguido pelas visitas a familiares e amigos (32,2%), que vêm apresentando queda desde 2020, quando representavam 38,6%.

INCENTIVO – O bom momento reforça a importância de políticas públicas que incentivem viagens de brasileiros no país. O programa “Conheça o Brasil: Voando”, coordenado pelo Ministério do Turismo e executado em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), é uma das iniciativas. A proposta busca aumentar a conectividade aérea entre os destinos nacionais, especialmente os regionais; elevar a quantidade de visitantes circulando pelo país e estimular a geração de negócios no setor.

A PESQUISA – Realizado desde 2019, o suplemento Turismo da PNAD Contínua apresenta estatísticas detalhadas das viagens feitas pelos moradores dos domicílios brasileiros, no período de referência dos 3 meses anteriores às entrevistas durante todo o ano, sobre os fluxos de turistas nacionais entre regiões do Brasil e para o exterior, reforçando o papel estratégico do turismo na economia e subsidiando a formulação de políticas públicas para o setor.

Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

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