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Plataforma que integra estados na prevenção de desastres chega a todo o país

23 de junho de 2025
Plataforma que integra estados na prevenção de desastres chega a todo o país
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Pela primeira vez desde a criação da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), todos os estados brasileiros estão operando a ferramenta, que permite o envio de mensagens de emergência à população por diferentes canais, como SMS, WhatsApp, Telegram, Google, TV por assinatura e o mais recente, o Defesa Civil Alerta.

A marca histórica é resultado direto das capacitações promovidas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), desde agosto de 2024, em todo o país.

Ao todo, já são cerca de 1.200 agentes certificados para operar a plataforma. Estados que ainda não utilizavam sequer o envio de mensagens por SMS ou WhatsApp, agora estão plenamente integrados ao sistema. 

“Com a ampliação do uso da Idap, conseguimos chegar a um número maior de pessoas com informações confiáveis e em tempo real. Essa é uma conquista coletiva, fruto de muito trabalho em capacitação e articulação com estados e municípios”, destaca o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun. ]

Segundo ele, “a comunicação de risco precisa ser rápida, acessível e eficaz, e a Idap é uma ferramenta que potencializa essa missão”. A Idap fortalece a comunicação de risco no país, considerada um pilar fundamental da política de proteção e defesa civil. Além de ser um meio eficaz de prevenção, ela contribui diretamente para salvar vidas.

Segundo o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, Clóvis Fernandes Dias Ramalho, o estado passou a integrar plenamente a Idap após capacitação promovida pelo MIDR.

“Em abril de 2025, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco recebeu a equipe de capacitação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Nacional (Cenad), com o objetivo de habilitar os agentes para o uso da ferramenta Defesa Civil Alerta. Após a capacitação e o cadastramento de 18 agentes estaduais, verificamos a necessidade de ampliar a divulgação por meio da Idap”, afirmou Ramalho. 

“Apenas 19 municípios em Pernambuco faziam o envio regular de alertas. Desde 18 de maio, passamos a enviar mensagens a todos os demais municípios do estado. E, com a nacionalização da ferramenta, a partir de 18 de junho, ampliamos significativamente a capacidade de comunicação de risco com a população. Essa comunicação é fundamental para garantir a segurança e estimular medidas de autoproteção”, completou.

O que é a Idap?

A Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap) é uma plataforma do MIDR, operada por meio da Sedec, que permite o envio estruturado de mensagens de risco para a população. A ferramenta reúne e organiza informações e permite que os alertas cheguem por diversos canais, como:

  • SMS: basta enviar o CEP para 40199. O serviço é gratuito.
  • Telegram: por meio de chatbot da Defesa Civil Nacional.
  • Google: alertas são exibidos ao buscar temas de desastres ou navegar em áreas de risco no Google Maps.
  • TV por assinatura: mensagens são exibidas diretamente na tela em situações de risco alto.
  • WhatsApp: para se cadastrar, basta interagir com o número (61) 2034-4611 ou acessar este link .

Atualmente, mais de 180 instituições e 600 usuários entre estados e municípios estavam cadastrados e capacitados. Com as novas capacitações, esse número dobrou e a ferramenta passou a ser operada por cerca de 1.200 agentes em todo o território nacional. A plataforma segue em constante evolução, com novas funcionalidades sendo integradas gradualmente para ampliar o alcance e a efetividade dos alertas.

Segundo o o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, Tiago Schnorr, a Idap é um recurso complementar às ações locais, mas essencial para alcançar um público maior. “Ela não substitui as redes sociais ou mídias locais utilizadas por estados e municípios, mas é um poderoso reforço para garantir que as mensagens cheguem com agilidade e precisão”, afirma.


Outras Notícias
• Defesa Civil Nacional realiza vistoria técnica em áreas atingidas pelas chuvas em Gramado (RS)
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Assuntos Governo
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