A contagem regressiva começou! Falta exatamente um mês para 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), principal evento do País para popularização da ciência. O evento ocorrerá de 20 a 26 de outubro de 2025, em atividades espalhadas por todo o Brasil. Em Brasília, o encontro será na Esplanada dos Ministérios com uma programação diversa, com shows, feiras de ciência, entrega de medalhas, exposições de fósseis e de material espacial, e muito mais. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.
O tema escolhido para este ano é Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território. A ideia é destacar a importância da preservação dos recursos hídricos e o papel da ciência na adaptação às mudanças do clima. A SNCT é coordenada pela Secretaria de Ciências e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ocorre anualmente, com coordenação do MCTI. Durante o evento, são reunidas unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de tecnologia e associações da sociedade civil.
Cultura oceânica
O tema desta edição tem como foco a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Neste ano, graças a uma parceria entre o MCTI, o Ministério da Educação e a Unesco, o Brasil foi pioneiro na inclusão oficial da cultura oceânica no currículo escolar nacional, consolidando-se como líder global em educação para a sustentabilidade e ação climática.