Em pronunciamento em rede nacional, o ministro da Educação orientou estudantes e destacou as políticas públicas de incentivo à educação e à docência
Neste domingo (9/11), milhões de estudantes em todo o país participarão do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os portões se abrem às 12h e se fecham às 13h, seguindo o horário de Brasília. As provas começam às 13h30 e se encerram às 19h. Os estudantes resolverão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.
Em rede nacional neste sábado (8), o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o esforço do Governo Federal para garantir uma experiência tranquila para os quase 5 milhões de inscritos. “Estamos prontos para aplicar a prova em 1.805 municípios brasileiros, com equipe preparada para receber participantes de todas as idades e necessidades. O Enem é esse acontecimento que une o Brasil em um só objetivo, a oportunidade de transformar a vida pela educação”, afirmou.
O Enem anda de mãos dadas com o Sisu, o Prouni e o Fies, políticas públicas criadas pelo presidente Lula. Junto com a Lei de Cotas e assistência estudantil, essas políticas mudaram o perfil do ensino superior e deram às universidades a cara da nossa gente”, completou.
Leia também:
Enem 2025: confira as orientações para o primeiro dia de provas
O ministro lembrou que, ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. O Exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e dá oportunidade de ingresar no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Amanhã é um dia importante para o seu futuro. Separe seu documento com foto, uma caneta preta de tubo transparente e chegue com antecedência ao seu local da prova. Confie na sua preparação, leia as questões com calma e lembre-se, chegou a sua vez”, destacou Camilo Santana.
Camilo Santana falou ainda sobre o programa Mais Professores para o Brasil, construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa tem como objetivos fortalecer a formação docente; incentivar o ingresso de professores no ensino público; e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
Também estamos atentos ao profissional mais importante de todos, o professor. O Mais Professores para o Brasil é um programa com ações integradas para promover a valorização e a qualificação do magistério, além do incentivo à docência em todo o país”, reforçou o ministro.
O programa busca atender aproximadamente 2,7 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas; Bolsa Mais Professores; Prova Nacional Docente; Portal de Formação; e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.
Leia o pronuncimento completo:
Querido povo brasileiro, meus amigos e minhas amigas. Amanhã e no próximo domingo, quase 5 milhões de brasileiros em todo o país vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.
Nós, no Ministério da Educação, estamos prontos para aplicar a prova em 1.805 municípios brasileiros, com equipe preparada para receber participantes de todas as idades e necessidades. O Enem é esse acontecimento que une o Brasil em um só objetivo, a oportunidade de transformar a vida pela educação. O Enem anda de mãos dadas com o Sisu, o Prouni e o Fies, políticas públicas criadas pelo presidente Lula.
Junto com a Lei de Cotas e assistência estudantil, essas políticas mudaram o perfil do ensino superior e deram às universidades a cara da nossa gente. Com o Sisu, usando a nota do Enem, você pode ingressar em qualquer universidade pública ou instituto federal do Brasil. Com a nota do Enem, você também pode estudar de graça em instituições privadas de ensino superior, graças às bolsas do Prouni.
E ainda pode conseguir financiamento pelo Fies. Queremos que todo jovem deste país tenha direito ao sonho que nasce com o Enem. E o governo do Brasil está trabalhando para construir um caminho que começa lá atrás, com o direito a creche e com as nossas crianças aprendendo a ler e a escrever na idade certa.
Criamos o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em parceria com os estados e municípios, e já estamos conseguindo elevar a aprendizagem nos anos iniciais. Estamos investindo em escola de tempo integral, um modelo que dá aos jovens a oportunidade de passar dois turnos na escola. Ao mesmo tempo, dá mais segurança aos pais por saberem que seus filhos passam o dia em um espaço protegido e com alimentação adequada.
Minhas amigas e meus amigos, o governo do Brasil colocou a educação no novo PAC, retomando as obras que estavam paralisadas e iniciamos novas construções de creches, institutos federais e universidades, além de transporte escolar. O presidente Lula não quer que nenhum jovem seja obrigado a abandonar a escola para trabalhar. Por isso, foi criado o Programa Pé de Meia, um incentivo financeiro para o estudante do ensino médio público que frequenta as aulas e passa de ano.
E quem faz o Enem ainda ganha uma parcela extra. Estamos conseguindo reduzir pela metade a evasão escolar do ensino médio brasileiro. Também investimos em cursos populares preparatórios, com bolsas para os jovens que precisam de apoio para ingressar no ensino técnico ou superior.
A Rede Federal da Educação está crescendo e ficando ainda mais forte. São mais de 100 novos institutos e 10 novos campos de universidades federais em todas as regiões do Brasil. E vem aí dois marcos históricos, a Universidade do Esporte e a Universidade Indígena.
Também estamos atentos ao profissional mais importante de todos, o professor. O Mais Professores para o Brasil é um programa com ações integradas para promover a valorização e a qualificação do magistério, além do incentivo à docência em todo o país. O governo do Brasil investe como nunca antes na educação, da creche a pós-graduação.
E o Enem é uma das principais portas nesse caminho de oportunidades para os jovens deste país. Se você se inscreveu no exame, deve ter recebido uma mensagem de WhatsApp com todas as recomendações para a prova. Mas não custa a gente relembrar aqui.
Amanhã é um dia importante para o seu futuro. Separe seu documento com foto, uma caneta preta de tubo transparente e chegue com antecedência ao seu local da prova. Confie na sua preparação, leia as questões com calma e lembre-se, chegou a sua vez.
O Enem é pra você. Boa prova! Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro.