O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), encerrou, às 19h (horário de Brasília) deste domingo, 9 de novembro, a aplicação regular do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
A saída dos participantes foi autorizada a partir das 15h30, sem a prova. Já aqueles que quiseram levar consigo o caderno de questões puderam deixar o local de prova a partir das 18h30, 30 minutos antes do final da aplicação regular.
O participante com solicitação de tempo adicional aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) terá direito a 60 minutos extras em cada dia de aplicação das provas. No caso de solicitação aprovada para o recurso de videoprova em Libras, o acréscimo será de 120 minutos.
Neste primeiro dia, os participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Confiante, Victor Bandeira, de 17 anos, chegou preparado para o primeiro dia de provas, com quatro canetas e uma garrafa de água à mão. O estudante, que sonha cursar Ciências Contábeis na Universidade de Brasília (UnB), disse estar tranquilo, apesar da expectativa para as provas de exatas da próxima semana. “Estudei bastante e acho que vou bem. Tô mais nervoso é com as matérias de matemática, física e química, mas estou confiante”, contou. Com um conselho aos colegas, ele reforça a importância de aproveitar a oportunidade: “Rapaziada, vem fazer a prova, porque ficar em casa é perder uma chance da sua vida. Mesmo que não passe, tenta de novo — o importante é persistir.”
- O balanço preliminar deste primeiro dia de Enem será divulgado pelo MEC e o Inep, em coletiva de imprensa, na sede do Instituto, em Brasília.
A aplicação do Enem 2025 continuará no próximo domingo, 16 de novembro, quando os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática.
Enem – Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Acesse a Página do Participante
Assista a série de videoaulas sobre redação
Aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem
Confira “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante”
Acesse a página de orientações do Enem
Acesse o edital do Enem 2025
Assessoria de Comunicação Social do Inep