Comerciantes e visitantes do Complexo Ver-o-Peso, maior mercado a céu aberto da América Latina e um dos cartões-postais de Belém (PA), elogiaram a conexão de internet durante o primeiro dia da COP30. Para garantir uma conectividade segura e eficiente durante o evento, uma força-tarefa envolvendo diversos órgãos e o Ministério das Comunicações resultou em melhorias na infraestrutura de telecomunicações da capital paraense.
Um casal de comerciantes que atua no mercado destacou a estabilidade da conexão. “Não tivemos problemas nos últimos dias. Passamos Pix, conseguimos acessar e-mails, fazer pesquisas. Está tudo muito rápido e veloz”, afirmou Agenor Feitosa. “Não tivemos problemas com a internet”, complementou a esposa dele, Gilmara.
Dois profissionais que viajaram a Belém a trabalho para a COP30 e que estavam no Ver-o-Peso afirmaram não ter encontrado dificuldades com a conexão. Segundo eles, tanto no mercado quanto em outras regiões da cidade, a internet móvel funcionou “sem contratempos”.
Participantes, profissionais e visitantes nas imediações do Parque da Cidade também foram ouvidos e foram unânimes em afirmar que não há queixas em relação à conectividade na capital.
O Ministério das Comunicações, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), a Prefeitura de Belém, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Prodepa e as principais operadoras de telecomunicações (Claro, TIM e Vivo) atuaram conjuntamente para destravar liberações após entraves legais, normativos e operacionais que dificultavam o licenciamento de novas antenas na cidade.
“Quando trabalhamos de forma conjunta, os resultados aparecem. Fizemos várias reuniões para superar todos os entraves burocráticos e conseguimos agilizar tudo o que era necessário para promover importantes melhorias na infraestrutura digital, que estão garantindo uma excelente conectividade”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Além dos pontos diretamente ligados à COP30, como o Parque da Cidade (Green e Blue Zones), o Porto do Futuro, o Mangueirão e o Mercado Ver-o-Peso, a cobertura foi ampliada para mais de 20 novos sites em toda a região metropolitana de Belém, proporcionando conectividade para o evento e deixando um legado tecnológico para a população.
“Estou conseguindo acessar tudo perfeitamente bem. Está normal, sem nenhum tipo de intercorrência”, afirmou Mariany Gomes Galhardo Oliveira, que trabalha na COP30, no Porto do Futuro.
Dos 15 pontos prioritários listados, 14 terão antenas com caráter permanente, beneficiando diretamente a infraestrutura urbana e os serviços públicos.
Por Ministério das Comunicações