Realizados em cinco estados, mutirões reforçam o compromisso do INSS em reduzir filas e acelerar o reconhecimento de direitos
No último fim de semana (8 e 9), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou mutirões de perícias médicas na Região Norte, em parceria com o Ministério da Previdência Social. Ao todo, 3.085 pessoas foram beneficiadas pela ação que aconteceu em 17 municípios nos estados: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Pará.
Os atendimentos foram realizados para antecipar agendamentos futuros. Beneficiários que solicitaram o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que requereram o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), também foram contemplados pela ação.
No sábado e domingo, Porto Velho (RO) foi a cidade com o maior número de atendimentos: 773 pessoas realizaram a perícia médica na Agência da Previdência Social da capital rondonense. Já o Pará, com 1.625 atendimentos, foi o estado com mais municípios envolvidos na ação. Ao todo, 13 unidades do território paraense atenderam a população: Jacundá, Rondon, Goianésia, Tucuruí, São Geraldo, Parauapebas, Xinguara, Ourilândia, Marabá, Redenção, Conceição do Araguaia, Santarém e Itaituba. No Amazonas, foram 585 pessoas atendidas, e, no Acre, 60 atendimentos.
Além de garantir resposta rápida aos segurados, os mutirões agilizam o reconhecimento de direitos e reduzem o tempo de espera para a concessão de benefícios.