A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), por meio da atuação da Polícia Penal Federal (PPF), integrou uma operação deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (Ficco/MG). A ação, realizada nesta quarta-feira (12), resultou na apreensão de 6,5 toneladas de maconha em uma carreta refrigerada na capital mineira.
A ação teve início a partir de uma troca de informações entre forças de segurança de diferentes estados, o que possibilitou o monitoramento e a abordagem de uma carreta suspeita, com carga refrigerada e lacrada. Durante as diligências realizadas no endereço de destino indicado na nota fiscal, verificou-se que o documento era falso. Após a abertura do compartimento de carga, foi encontrada a carga de entorpecente.
Leia também:
Sucesso da ação contra o crime reforça PEC da Segurança Pública, diz Lewandowski
O suspeito e o material apreendido foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal em Belo Horizonte, para adoção das medidas legais cabíveis.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (Dipen) da Senappen tem contribuído com a Ficco por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a Senappen integra a Ficco em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Em Rondônia, PF em ação
Também nesta quinta-feira, a Polícia Federal realizou a incineração de aproximadamente 1,2 tonelada de drogas apreendidas nos últimos meses em Porto Velho e municípios próximos.

As apreensões são fruto de ações e investigações contínuas de combate ao tráfico de drogas em nível estadual e internacional, atingindo diretamente organizações criminosas que atuam em Rondônia e em outros estados do país. A iniciativa reforça o compromisso permanente da Polícia Federal no enfrentamento ao tráfico de entorpecentes e na defesa da sociedade contra o crime organizado transnacional.
Em outubro deste ano, houve a apreensão cerca de meia tonelada de entorpecentes que eram transportados em uma aeronave interceptada em pista clandestina. A ação decorreu de trabalho integrado das forças de segurança, voltado à repressão ao tráfico interestadual de drogas na região de fronteira e no interior da Amazônia Legal.
Por Senappen e PF-Rondônia