Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin fala à imprensa sobre nova decisão do governo dos Estados Unidos: “É pouco, mas vai na direção correta”
No final da manhã deste sábado (15/11), o vice-presidente Geraldo Alckmin falou à imprensa sobre a nova ordem executiva do governo estadunidense, que reduziu em 10% as tarifas de importação sobre produtos feitos em outros países, como o Brasil. Ele disse que a redução anunciada na sexta-feira pelos Estados Unidos equivale a US$ 9,7 bilhões em exportações brasileiras para aquele mercado.
“Foi positivo, na direção correta. Tirou 10% das alíquotas de café, carnes, frutas e zerou a alíquota sobre o suco de laranja”, disse ele. “São avanços consecutivos, vamos continuar trabalhando”, afirmou.
Alckmin disse também que a tarifa sobre o café, agora em 40%, ainda é alta, mas que o Governo do Brasil continuará trabalhando para reduzir mais. O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços destacou que uma redução maior significará menos custos para os consumidores norte-americanos, e essa deve ser a trilha da argumentação brasileira.
Ele também destacou o esforço e as negociações da iniciativa privada dos dois países. “Tem ajudado muito”.
Alckmin classifica a melhoria das relações comerciais com os Estados Unidos como “avanços sucessivos”.
