Os Correios finalizaram neste domingo (16/11) a megaoperação logística do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com 100% de acerto. Nos dois dias de aplicação do exame, a estatal distribuiu cerca de 8,7 milhões de provas, simultaneamente, em 12 mil pontos em todo o País, abrangendo mais de 1,8 mil municípios. O certame é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação do Brasil (MEC), com quem os Correios mantêm mais 20 serviços logísticos.
A infraestrutura dos Correios mobilizada para a operação envolveu 2.676 veículos, 31 voos e 176 carretas, além de 26 embarcações (balsas ferryboat), para alcance de locais de difícil acesso no norte do país. Ao todo, nos dois dias de provas foram percorridos quase 300 mil quilômetros, o equivalente a 7,5 voltas na Terra.
Em 2025, a operação foi ainda mais desafiadora, já que houve a redução da janela de entrega e de coleta dos malotes de três horas para duas horas.
Como único agente público presente em todas as cidades do país, há 17 anos os Correios são responsáveis pela entrega das provas do Enem. A empresa também realiza a coleta de todos os malotes com os cartões-resposta dos dois dias do exame e a logística reversa de todo o material até as centrais de correção.
“A megaoperação realizada pelos Correios para a entrega das provas do Enem é um exemplo concreto da importância estratégica da empresa para o Brasil. Essa atuação reafirma nosso papel essencial na integração de todo o território nacional e na prestação de serviços que impactam diretamente a educação, a economia e a vida dos brasileiros”, ressaltou o presidente dos Correios, Emmanoel Rondon.
A liderança da estatal na execução de operações complexas para o setor público e privado confirmam a posição dos Correios como um dos maiores operadores logísticos da América Latina