O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), encerrou, às 18h30 (horário de Brasília) deste domingo (16/11), a aplicação regular do segundo dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os participantes fizeram provas de ciências da natureza e matemática.
Carla Tumbalalá é estudante indígena do norte da Bahia. Já cursa farmácia na Universidade de Brasília (UnB) e entrou pelo Enem por meio das políticas afirmativas (cotas). Está fazendo o exame novamente porque deseja mudar de curso e fazer Direito. “Graças as cotas posso ocupar esse espaço como mulher indígena. Quero poder mudar a minha realidade, poder conhecer outras culturas e apresentar a minha. Quero ter a oportunidade para trabalhar e me manter. Viva o Enem e viva a Educação”, celebrou.
O participante com solicitação de tempo adicional aprovada terá direito a 60 minutos extras em cada dia de aplicação das provas. No caso de solicitação aprovada para o recurso de videoprova em Libras, o acréscimo será de 120 minutos.
O balanço preliminar deste segundo dia será divulgado pelo MEC e o Inep, na noite deste domingo (16), em coletiva de imprensa, na sede do Instituto, em Brasília.
Reaplicação – Os participantes de cidades afetadas por desastres naturais terão reaplicação do exame garantida. As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro. O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 17 de novembro até as 12h do dia 21 de novembro (horário de Brasília). O recurso atende as pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital. O inscrito só faz a prova do dia em que sua participação foi inviabilizada.
Enem – Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem, ainda, ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Acesse a Página do Participante
Acesse a página de orientações do Enem
Acesse o edital do Enem 2025
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep