Acordo prevê ações de qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo
A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) formalizou, na segunda-feira (9.02), em São Paulo, a adesão ao Programa Acredita no Primeiro Passo, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) voltada à inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
A parceria foi consolidada por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções que prevê ações de qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo. Durante a cerimônia, o ministro Wellington Dias destacou o caráter estruturante do programa, ressaltando que o Acredita no Primeiro Passo reúne diferentes políticas públicas e parcerias estratégicas.
Segundo Dias, a iniciativa funciona como um grande eixo de integração entre poder público, setor privado, estados, municípios e organizações da sociedade civil, formando uma base ampla para fortalecer a agenda de combate à fome e à pobreza no Brasil. Além disso, o titular do MDS destacou a importância das mudanças no Bolsa Família e na Regra de Proteção.
Mudamos a lei para que o acesso ao emprego formal ou a abertura de um pequeno negócio não seja mais motivo para perder o benefício. A família só sai do Bolsa Família quando realmente sai da pobreza”, explicou Wellington Dias.
Leia também
• Microcrédito: Caixa e MDS lançam iniciativa para empreendedores inscritos no CadÚnico
Para o presidente executivo da Abia, João Dornellas, a adesão representa um compromisso da indústria de alimentos com o desenvolvimento social e produtivo do país.
A indústria é essencial no Brasil e é imprescindível para garantir a segurança alimentar do nosso povo. Ela está presente no cotidiano das nossas famílias e na base do desenvolvimento econômico e social. Pesquisas mostram que nas cidades onde existe uma indústria de alimentos e bebidas, o IDH é maior do que a média nacional”, reiterou Dornellas.
O presidente do Conselho Diretor da Associação, Gustavo Bastos, afirmou que a iniciativa dialoga com os desafios atuais do país e com a capacidade da indústria de alimentos de atuar como agente de transformação social, contribuindo para a geração de renda e oportunidades em todo o território nacional.
“A assinatura desse protocolo de intenções é, sem dúvida, um passo muito importante para conectar a força produtiva da indústria de alimentos com essa iniciativa que visa a inclusão social e produtiva, com foco na qualificação profissional, no empreendedorismo e na empregabilidade”, concluiu.
Acredita no Primeiro Passo – O Programa Acredita no Primeiro Passo busca apoiar a autonomia das famílias inscritas no CadÚnico por meio do acesso ao emprego, à qualificação e ao empreendedorismo, fortalecendo a transição da proteção social para a inclusão produtiva. Saiba mais aqui