O Brasil acaba de alcançar um novo recorde no turismo internacional. Desde janeiro, mais de 9 milhões de visitantes estrangeiros desembarcaram no país, número inédito que supera, com folga, os 6,7 milhões registrados em 2024, até então melhor resultado da série histórica. A trajetória de crescimento é consistente e aponta para um novo marco: a expectativa de atrair 10 milhões de turistas internacionais.
O desempenho expressivo já supera, antecipadamente, a meta do Plano Nacional de Turismo, projetada para 2027 que previsa 8,1 milhões de visitantes internacionais até lá. O Brasil virou a chave. Isso é resultado direto de ações concretas do Governo do Brasil, que apostou na valorização do turismo como setor estratégico de desenvolvimento.
GASTOS DOS ESTRANGEIROS – Ano de recordes nas chegadas de turistas estrangeiros, 2025 também deve ser marcado pelo maior volume da história em receitas geradas pelo turismo internacional no Brasil. De janeiro a novembro deste ano, visitantes vindos de vários lugares do mundo deixaram na economia brasileira US$ 7,17 bilhões. O balanço foi divulgado pelo Banco Central nesta sexta-feira (19). Um volume de recursos 8,41% maior em relação ao mesmo período do ano passado e muito próximo do total de 2024, que foi de 7,3 bilhões de dólares.
ESTRUTURAÇÃO – Por meio do Ministério do Turismo, foram destinados recursos a estados e municípios de todas as regiões do país, garantindo a conclusão de mais de 270 obras de infraestrutura turística, com investimentos superiores a R$ 360 milhões. Os melhorias incluem desde sinalização turística qualificada até a reforma de orlas, praças, equipamentos públicos e atrativos, fortalecendo a experiência do visitante e ampliando a competitividade dos destinos brasileiros.
Esse avanço no fluxo internacional também se reflete diretamente na economia e no mercado de trabalho. Somente em 2025, o setor turístico já contabiliza mais de 1,5 milhão de admissões formais, com saldo positivo de 90 mil novos postos de trabalho. Os números reafirmam a capacidade do turismo de gerar emprego e renda de forma descentralizada e inclusiva, beneficiando diferentes perfis profissionais e regiões do país.
DESTAQUE INTERNACIONAL – O cenário internacional também contribuiu para fortalecer a imagem do Brasil como destino global. A realização da COP30 foi um marco estratégico, projetando o país como referência em turismo sustentável e de natureza, segmentos nos quais o Brasil reúne vantagens competitivas únicas, aliando biodiversidade, cultura, responsabilidade ambiental, inclusão de comunidades tradicionais e hospitalidade.
Nesse contexto, o trabalho de divulgação internacional tem sido decisivo. O lançamento do Plano de Marketing Turístico Internacional – Plano Brasis ampliou a presença do Brasil nos principais mercados emissores, reforçando a imagem de um país continental, diverso e plural, capaz de oferecer experiências que vão do turismo urbano ao ecoturismo, do sol e praia à cultura, da gastronomia aos grandes eventos internacionais.
Com resultados históricos, investimentos estruturantes e uma estratégia clara de promoção internacional, o Brasil consolida sua posição como um dos destinos mais promissores do mundo e segue avançando para transformar o turismo em um dos grandes motores do desenvolvimento nacional.
Por Fábio Marques/Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo