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Governo

Confira iniciativas do governo que ampliam acesso a serviços públicos e modernizam o Estado

18 de julho de 2025
Confira iniciativas do governo que ampliam acesso a serviços públicos e modernizam o Estado
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Ministério da Gestão tem conduzido uma robusta agenda de Transformação do Estado, desde janeiro de 2023. No eixo de governo digital, a pasta articula diferentes esferas da administração pública e promove serviços com foco na cidadania, na inclusão e na segurança

Tópicos da matéria
Identidade Nacional Proteção de dados Fortalecimento do GOV.BR Economia e eficiência Resultados alcançados Infraestrutura Nacional de Dados

Desde 2023, a Transformação do Estado conduzida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) vem promovendo mudanças estruturantes na administração pública federal. Também chamada de Reforma Administrativa, a agenda está organizada em três eixos: Organizações Públicas, Gestão de Pessoas e Transformação Digital. No Eixo Transformação Digital, o MGI tem conduzido uma robusta agenda de governo digital que articula diferentes esferas da administração pública, fortalece a soberania de dados e amplia o acesso da população aos serviços públicos, com foco na cidadania, na inclusão e na segurança.

Essa transformação tem como base a Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), que organiza e direciona ações entre os entes federados de 2024 a 2027. A política pública estabelece dez objetivos estratégicos como gestão e governança, qualidade dos serviços, privacidade e segurança, inovação e capacitação e se articula com iniciativas como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Nuvem de Governo, o Gov.br e a interoperabilidade entre sistemas, promovida pelo ConectaGov.br.

Com um modelo de administração mais ágil, seguro e centrado no cidadão, o Brasil fortalece sua autonomia digital, simplifica o acesso a serviços essenciais e promove uma nova cultura de gestão pública, baseada em eficiência, transparência e inovação.

Identidade Nacional

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) representa um avanço na padronização e confiabilidade dos documentos de identificação no país. Com o CPF como número único válido em todo o território nacional, a CIN elimina divergências entre registros, reduz fraudes e facilita o acesso a serviços públicos e benefícios sociais. Levantamento realizado em julho de 2025, mostra que a CIN, já está nas mãos (e no smartphone) de 29 milhões de brasileiros em todo o país.

A CIN integra os dados de identificação do cidadão e estabelece um fluxo nacional, em tempo real, entre todos os órgãos emissores. Com isso, o governo assegura mais eficiência, confiança e respeito à privacidade, conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados.

Proteção de dados

A soberania sobre os dados públicos é um dos pilares da transformação digital em curso. Por isso, o MGI estabeleceu a Nuvem de Governo , modelo padronizado e obrigatório para a contratação de serviços de computação em nuvem por órgãos do Executivo Federal.

A Nuvem de Governo garante que os dados estejam armazenados em território nacional, com alto nível de segurança e controle público. Além de assegurar a privacidade das informações, a iniciativa reduz riscos, promove a autonomia tecnológica e atende aos requisitos legais de proteção de dados.

A nuvem de governo ou nuvem soberana representa uma infraestrutura fundamental para a segurança e soberania digital do país. Ao concentrar dados governamentais e serviços nesta nuvem, gerida exclusivamente por órgãos públicos e empresas públicas, a nuvem de governo fortalece a proteção contra ameaças cibernéticas e assegura que informações sensíveis permaneçam sob controle nacional”, disse a ministra Esther Dweck

Fortalecimento do GOV.BR

Com mais de 168 milhões de usuários, o ministério vem fortalecendo cada vez mais a plataforma GOV.BR, que é hoje a principal porta de entrada digital do cidadão aos serviços públicos. Por meio do login único com CPF, o cidadão pode acessar, no total, mais de 12 mil serviços digitais oferecidos por órgãos de todas as esferas, sendo 4,5 mil serviços digitais do governo federal. Além de já ser utilizada por milhões de brasileiros, a plataforma promove agilidade, inclusão e acessibilidade.

Já com a Rede GOV.BR o ministério leva a transformação digital para estados e municípios de todo o Brasil. Presente em mais de duas mil cidades brasileiras , a rede promove capacitação, compartilhamento de boas práticas e uso de soluções como a Assinatura Eletrônica GOV.BR. O programa impulsiona a inovação no setor público e alcança cerca de 135 milhões de brasileiros.

O município maranhense de Monção, com cerca de 28,6 mil habitantes, aderiu à Rede GOV.BR em julho. Segundo Francisco Bezerra de Araújo Júnior, coordenador de Programas de Saúde da cidade, a decisão foi motivada pela necessidade de fortalecer a segurança e ampliar a eficiência no atendimento aos cidadãos do município e das regiões vizinhas . “Queremos ampliar o acesso da população aos serviços digitais, especialmente em regiões mais afastadas”, afirmou. “Espero também que a adesão promova a interoperabilidade entre sistemas, a unificação dos acessos, a segurança digital e a inclusão do cidadão aos diversos programas do governo”, complementou.

Estamos ampliando a integração federativa na atual gestão. A Rede GOV.BR é um exemplo disso, pois saímos de 160 cidades em 2022 para mais de duas mil em pouco mais de dois anos de trabalho. Nosso objetivo é levar a transformação digital para todos os brasileiros”, afirmou o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas

Economia e eficiência

O ConectaGov.br é o sistema que permite a interoperabilidade de dados, ou seja, a troca automática e segura de informações entre os órgãos da administração pública, evitando que o cidadão precise reapresentar dados já existentes nas bases do governo.

A integração entre diferentes sistemas do governo a partir do Conecta GOV.BR gerou uma redução nos gastos de R$ R$ 3,06 bilhões nos seis primeiros meses de 2025, levando em consideração as despesas dos cidadãos e da administração pública federal na utilização e gestão dos serviços públicos

A integração entre diferentes sistemas do governo a partir do Conecta GOV.BR gerou uma redução nos gastos de R$ R$ 3,06 bilhões nos seis primeiros meses de 2025, levando em consideração as despesas dos cidadãos e da administração pública federal na utilização e gestão dos serviços públicos

Essa interoperabilidade vem crescendo em ritmo acelerado nos últimos anos. De 2020 até 2022, o programa tinha realizado menos de 400 milhões de transações de dados e gerado uma economia calculada de R$ 1,9 bilhão. O MGI continuou fortalecendo essa política e a economia mais do que triplicou após 2022 . D esde o início de 2023, já foram realizadas mais de 1,7 bilhões de trocas de informações entre os sistemas, gerando uma redução de gastos estimada em R$ 7,81 bilhões.

O próprio MGI também usou essa integração das bases de dados nas inscrições das duas edições do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Desta forma, foi possível, por exemplo, garantir aos estudantes de baixa renda o direito à isenção na inscrição do concurso por meio da consulta automática e segura às informações do CadÚnico .

A interoperabilidade promovida pelo ConectaGov já reúne centenas de serviços integrados, envolve diversos órgãos e resulta em ganho de eficiência, redução de fraudes e economia de recursos públicos.

Resultados alcançados

– R$ 3,06 bilhões de economia nos primeiros sei s meses de 2025

– R$ 7,81 bilhões de economia acumulada desde janeiro de 202 3 (dados de julho de 2025)

– 1,7 bilhões de trocas de informações entre os sistemas desde janeiro de 202 3 (dados de julho de 2025)

Esses números reforçam o papel estratégico da integração de dados no aprimoramento da experiência do cidadão e na racionalização do gasto público.

A transformação digital é coordenada pelo Governo Federal em diálogo com estados e municípios. A Estratégia Federal de Governo Digital e o Comitê Interministerial para a Transformação Digital (CITDigital) estabelecem diretrizes, metas e governança para a política pública de digitalização.

Infraestrutura Nacional de Dados

O MGI também está fortalecendo a capacidade do Estado de formular políticas públicas baseadas em evidências, promover a transparência e garantir serviços digitais de qualidade por meio da Infraestrutura Nacional de Dados (IND).

A IND é um conjunto estruturado de normas, políticas, arquiteturas, padrões, ferramentas tecnológicas, ativos de informação e capital humano, gerido por diversos órgãos públicos. Seu propósito é viabilizar a descoberta, a interoperabilidade, o acesso e o uso estratégico de dados, assegurando privacidade, segurança e proteção das informações. Com isso, busca-se aprimorar os serviços públicos, empoderar os cidadãos e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país.

As iniciativas de Transformação Digital lideradas pelo MGI articulam o uso estratégico de dados, a adoção de novas tecnologias, a promoção da competitividade e a geração de empregos e renda, com foco em serviços públicos mais simples, seguros e acessíveis. Com essas ações, o Brasil consolida os alicerces de um Estado digital, centrado no cidadão e preparado para os desafios do futuro. O objetivo do MGI não é apenas a moderniza ção d a máquina pública, mas também a amplia ção d o acesso à direitos, com inclusão, fortalec imento d a democracia e valoriza ção d a soberania tecnológica nacional.

Assuntos Governo
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