Uso de energia limpa e arquitetura verde estão entre as iniciativas da estatal brasileira a serem anunciadas durante a COP 30
Unidades ecoeficientes estão em construção, em todas as regiões do país, para agregar eficiência energética, conforto ambiental e acessibilidade ao atendimento oferecido pelos Correios. No Pará, a Agência Telégrafo deve ser inaugurada durante a COP30. O espaço fica na Avenida Senador Lemos, número 1749, em Belém.
O projeto inclui painéis fotovoltaicos para geração própria de energia limpa, iluminação em LED automatizada com sensores de presença, sistemas de ventilação com renovação do ar e monitoramento da qualidade interna, torneiras e vasos sanitários ecoeficientes, parede verde e jardins integrados ao edifício, mobiliário e atendimento modernizados, carregador veicular e acessibilidade plena para todos os usuários.
A iniciativa proporcionará redução do consumo de energia e água, menor impacto ambiental das operações, reforçando o compromisso socioambiental dos Correios.
Acesse aqui a página oficial da COP 30 • E aqui a lista de notícias da COP 30 na Agência Gov
Mais investimentos em sustentabilidade
Um modelo do setor elétrico brasileiro, que permite aos grandes consumidores de energia a escolha livre de seus fornecedores, será utilizado pelos Correios em 68 unidades, distribuídas em seis Superintendências Estaduais. Vinte delas estão localizadas no estado do Pará.
No mês de setembro, a estatal deu início à migração para o Ambiente de Contratação Livre de Energia (ACL), podendo negociar diretamente com geradores ou comercializadores de energia, buscando melhores preços, fontes renováveis e contratos mais sustentáveis.
Dentre os requisitos da contratação, destacam-se o fornecimento de energia oriunda de fontes renováveis do tipo I5 (solar, eólica e biomassa) e a emissão de Certificados de Energia Renovável (I-REC), que atestam a origem da energia utilizada e asseguram a rastreabilidade desde a geração até o consumo final.
A conclusão dessa primeira etapa de migração possibilitará às unidades consumidoras do Pará uma redução de cerca de R$ 606 mil (média de 4,4%) nos gastos com fornecimento de energia, distribuídos nos 5 anos de contrato, a partir de 2026, e ainda a redução das emissões associadas ao consumo elétrico.
Prêmio Menção Anual Upaep
O projeto de eficiência energética dos Correios ficou entre os três finalistas do Prêmio Menção Anual Upaep para a Inovação, realizado no dia 21 de outubro, em Montevidéu, Uruguai. Na premiação, promovida pela União Postal das Américas, Espanha e Portugal (Upaep), o projeto disputou com Portugal e Espanha na categoria Produtos Inovadores.