O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), vai promover a campanha nacional “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” via SMS a partir desta segunda-feira (9).
A mensagem de texto será disparada para cerca de 510 mil números de celular disponíveis na base de dados da ONDH que já buscaram o Disque 100, canal nacional para denúncias de violações de direitos humanos: “Neste Carnaval ‘Pule, Brinque e Cuide’! Disque 100 ou WhatsApp (61) 99611-0100 para denunciar violações de direitos humanos de crianças e adolescentes.”
“Estamos fazendo a disseminação da informação via disparo direto para informar a população sobre a campanha do Carnaval promovida pelo MDHC, conscientizar sobre o cuidado necessário que pais e responsáveis devem ter com as crianças e adolescentes em grandes eventos, e relembrar que o Disque 100 é o canal que atende denúncias de violações de direitos humanos, principalmente de crianças e adolescentes”, destacou a coordenadora-geral do Disque 100, Franciely Loyze.
Pule, Brinque e Cuide
Realizada anualmente, a campanha “Pule, Brinque e Cuide” tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da proteção integral de meninas e meninos, fortalecendo a responsabilidade coletiva na prevenção e no enfrentamento de violações de direitos, especialmente o abuso, à exploração sexual, o trabalho infantil e outras situações de vulnerabilidade que tendem a se intensificar durante grandes eventos populares, como o Carnaval.
A iniciativa também reafirma o compromisso do Estado brasileiro com o direito ao lazer, à convivência comunitária e à participação cultural, promovendo um Carnaval inclusivo e protetivo para crianças e adolescentes, respeitando sua dignidade, integridade física, emocional e social.
Para a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do MDHC, Pilar Lacerda, a campanha “Pule, Brinque e Cuide” desempenha papel importante na proteção de crianças e adolescentes durante o Carnaval, quando milhões de pessoas em diferentes territórios se mobilizam para a folia.
“O Carnaval é uma das maiores expressões culturais do nosso país e precisa ser, acima de tudo, um espaço seguro para meninas e meninos. A campanha busca mobilizar foliões, famílias, trabalhadores informais, comerciantes, organizadores de eventos e gestores públicos para a corresponsabilidade na garantia de um ambiente seguro e respeitoso aos direitos humanos”, afirmou.
A ação é realizada pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) e conta com o apoio da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CIEVSCA), do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), em articulação com organizações da sociedade civil e órgãos parceiros.