Dezoito toneladas de alimentos orgânicos, não utilizados pela Cúpula dos Povos, que antecedeu a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), foram doados hoje (20/11) a 14 cozinhas solidárias do Pará, na AgriZone, Casa da Agricultura Sustentável da Embrapa, na COP 30. Os alimentos foram comprados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Vinte e uma cozinhas e cooperativas também receberam equipamentos e utensílios – utilizados desde o início da COP – para apresentar receitas ancestrais e saberes tradicionais da agricultura familiar. A diretora de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Euler, participou da cerimônia que contou com a doação dos equipamentos e utensílios, do MDA, que faziam parte das instalações do Cooking Show, localizado no Espaço Gastronômico da AgriZone. No Cooking Show, durante 12 dias, foram apresentadas receitas ancestrais e saberes culturais de povos e comunidades tradicionais.
Marcado pela presença de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, movimentos urbanos e rurais, a entrega simbólica dos alimentos e de utensílios de cozinha ocorreu com a presença da coordenação da Cúpula dos Povos e de autoridades. Na cerimônia, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, destacou a importância da justiça climática, da agroecologia e do fortalecimento dos povos tradicionais e da agricultura familiar no enfrentamento às desigualdades socioambientais. “Não podemos transformar o clima apenas em crédito; precisamos transformar o clima em igualdade social, inclusão e soberania alimentar”, afirmou.
Representado o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Elisângela Sanches Januário, coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan/MDS), destacou a importância da agricultura familiar e das comunidades tradicionais como solução para os desafios climáticos e alimentares do país. “O Brasil está apresentando ao mundo uma nova referência em sistemas alimentares sustentáveis, baseada na produção de baixo impacto ambiental”, reforçou.
Para o presidente da Conab, Edegar Pretto, a atuação da empresa ao abastecer a COP com agricultura familiar é a demonstração de que a Companhia voltou a cumprir seu papel. “Essa entrega à Cúpula dos Povos deixa claro a importância da retomada do protagonismo da empresa. A pedido do governo federal, colocamos a agricultura familiar dentro da COP, algo que nunca aconteceu na história do evento”, disse.