Em publicação em rede social, o presidente desejou boa prova aos estudantes que participam do exame neste domingo (16) e disse que segue trabalhando para garantir educação de qualidade à população
Neste domingo (16/11), dia em que estudantes por todo o País participam do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi às redes sociais desejar boa prova aos candidatos e afirmou que a educação “abre portas que mudam vidas”.
“Acredito que a educação é o maior patrimônio que uma mãe ou um pai pode deixar. É ela que abre caminhos e permite escolhas. E é por isso que sigo trabalhando para garantir escola de qualidade, oportunidades reais e políticas públicas como o Pé-de-Meia, para que ninguém desista de estudar”, registrou Lula.
“Que a prova de hoje seja um passo importante rumo ao futuro que cada estudante merece. Boa prova!”, disse o presidente se dirigindo aos estudantes que hoje respondem às questões de matemática e ciências da natureza.
Lula ainda afirmou que, embora não tenha tido acesso à universidade, teve a chance de ser o presidente que mais investiu em educação.

Enem – Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem, ainda, ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.