O projeto Só Taguá Tem – fruto de parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto SOMA Cidadania Criativa – lança no dia 31 de outubro um documentário com o mesmo nome. O evento, aberto à comunidade, será no Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte (CEMTN) às 17h e contará com uma homenagem pública a pessoas e iniciativas reconhecidas como patrimônios vivos de Taguatinga (DF), intervenções artísticas e um show gratuito de Ellen Oléria, uma das vozes mais potentes da música popular brasileira contemporânea.
Confira o primeiro Teaser do Só Taguá Tem – O Filme
“Só Taguá Tem – O Filme”, gravado entre julho e agosto de 2025, foi dirigido por Guilherme Tavares e apresentado pela pesquisadora e roteirista Mariana Regis. O longa percorre Taguatinga durante dois dias nos quais a roteirista visita locais emblemáticos e conversa com personagens que representam a memória, os ofícios e a criatividade que moldaram e seguem moldando a identidade da cidade. Mais do que inventariar referências, o documentário e todo o projeto ampliam a noção de patrimônio, mostrando que ele não se limita a prédios antigos ou monumentos, mas está presente também nas pessoas, nos ofícios, nos sabores e até mesmo nos movimentos de luta.
Logo após a exibição, tem início a Cerimônia de Homenagem a 25 patrimônios vivos de Taguatinga, indicados pela comunidade local. A cerimônia será conduzida pelo presidente do Iphan, Leandro Grass, pelo deputado federal Reginaldo Veras e pela presidenta do Instituto SOMA Cidadania Criativa, Dalva Santos.
A homenagem busca valorizar figuras que marcaram a história de Taguatinga, guardiões de saberes, tradições, lutas, profissões, espaços culturais e formas de viver que pertencem ao imaginário coletivo da região.
Entre os laureados, estão a Cantina da Dona Isolina, o Bar do Kareka, a Galeria Olho de Águia, figuras como Chico Simões, Humberto Pedrancini, entre outros. O encerramento da noite ocorre com a apresentação musical de Ellen Oléria e a com um buffet cortesia tipicamente taguatinguense para o público saborear.
Só Taguá Tem
O Só Taguá Tem é uma oportunidade para os moradores de Taguatinga se conectarem com a sua história e participarem ativamente da construção de um legado cultural para as futuras gerações. O projeto conta com o apoio, por emenda parlamentar, do deputado federal Reginaldo Veras.
SERVIÇO
Evento de encerramento do projeto Só Taguá Tem
• Data: 31 de outubro de 2025
• Horário: 17h às 21h
• Local: CEMTN – Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte
• Entrada gratuita
Programação:
• Abertura com DJ Janna e BSB Girls
• Intervenção poética com Waldirene Silva (The Wall)
• Exibição oficial do documentário “Só Taguá Tem – O Filme”
• Cerimônia de laureamento de 25 patrimônios vivos de Taguatinga
• Show Voz e Violão de Ellen Oléria com participação de Visage MC
+ Comidinhas tipicamente taguatinguenses