Valorizar os saberes e os fazeres dos povos e comunidades tradicionais que vivem em diferentes regiões do Brasil. Esse é um dos objetivos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, em Belém. A Cozinha Show Receitas Ancestrais “Saberes e Fazeres de Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil” será instalada no Espaço Gastronômico: Comida, Tradição e Cultura do Pavilhão da Sociobiodiversidade, na AgriZone.
Serão realizadas 10 oficinas, entre os dias 11 e 20 de novembro, onde a s equipe s técnica s do Cozinha Show irão preparar 30 receitas e promover trocas de saberes e fazeres técnicos e científicos sobre os alimentos, em sintonia com as políticas públicas e os temas debatidos na Conferência. A cada dia uma secretaria ou vinculada do MDA fará a mediação da atividade para um público de até 40 pessoas previamente convidadas.
Entre ingredientes e receitas, em destaque temas como soberania e segurança alimentar e nutricional, territorialidades, alimentação saudável, regionalismo, cultura alimentar, Rede Alimentar Alternativa (RAA) e Sistema Agrícola Tradicional (SAT).
O objetivo da Cozinha Show é compartilhar os saberes e fazeres dos Povos e Comunidades Tradicionais que vivem em diferentes regiões do Brasil, para evidenciar as culturas alimentares e as práticas e tecnologias sociais utilizadas nos Sistemas Agrícolas Tradicionais (SAT) e nas Receitas Ancestrais. Os chefs de cozinha e as lideranças de Povos e Comunidades Tradicionais terão o desafio de criar as Receitas Ecológicas em convergência com os saberes e fazeres tradicionais, utilizando alimentos regionais, sazonais de Povos e Comunidades Tradicionais ou da Agricultura Familiar.
Serviço:
Cozinha Show / Receitas Ancestrais “Saberes e Fazeres de Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil
Data: 11 a 20 de novembro
Local: Espaço Gastronômico: Comida, Tradição e Cultura do Pavilhão da Sociobiodiversidade
Espaço: Agrizone
Endereço: Embrapa Amazônia Oriental. Endereço: Travessa Doutor Enéas Pinheiro, sem número, Marco, Belém.
Público: 40 pessoas previamente convidadas.