Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Presidente
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O PresidenteO Presidente
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Hugo Calderano, soberano em Foz do Iguaçu, conquista quarto título em cinco finais

3 de agosto de 2025
Hugo Calderano, soberano em Foz do Iguaçu, conquista quarto título em cinco finais
Compartilhar

Brasileiro derrota o alemão Duda Benedikt por 4 sets a 3 na decisão do WTT Star Contender de tênis de mesa. Desde abril, Hugo jogou 28 partidas e venceu 27, com direito a título da Copa do Mundo, vice mundial e três troféus de etapas do WTT

Tópicos da matéria
Os 10 títulos individuais de Hugo em eventos da WTT Series “Sequência mágica” de Calderano desde abril, com 27 vitórias em 28 jogos:

Vinte e oito jogos, 27 vitórias, 15 delas em sequência. Cinco finais em cinco torneios. Quatro títulos e um vice. A soma atualizada já retrata mais uma conquista de Hugo Calderano no tênis de mesa, desta vez em casa, neste domingo (3/8). Diante de mais de 700 torcedores eufóricos na arena montada no Centro de Convenções Rafain, o número três do mundo faturou o WTT Star Contender de Foz do Iguaçu (PR).

O troféu, o décimo do brasileiro no circuito da WTT, veio após vitória milimétrica sobre o alemão Duda Benedikt (12°). Hugo chegou a abrir 3 sets a 1 na melhor de sete, mas viu o adversário reagir e empatar em 3 x 3. Na parcial decisiva, melhor para o brasileiro, que fechou em 4 sets a 3, com parciais de 11/7, 11/7, 9/11, 11/8, 9/11, 10/12 e 11/8, numa maratona de 1h13min.

“Foi um jogo de altíssimo nível. Eu consegui imprimir o meu ritmo com agressividade desde o início, mas é claro que um jogador desse nível não vai simplesmente aceitar. Ele tem uma qualidade de adaptação alta. É sólido, quase nunca deixa a mesa, e é difícil passar. Ele se acostumou aos meus golpes e foi ficando cada vez mais difícil. É claro que eu também vou fazendo ajustes, vendo o que preciso mudar, o momento certo”, comentou Hugo. “No 3×3, consegui subir ainda mais o meu nível, a intensidade. Vi que se ficasse naquele nível alto não seria suficiente, então tive que ser ainda mais agressivo e achar uma outra marcha”, completou o mesatenista.

BOLSA ATLETA – Hugo integra o Bolsa Atleta, do Governo Federal, de forma ininterrupta nos últimos 15 editais desde 2010 (veja infográfico). Começou nas categorias de base e hoje pertence à categoria Pódio, reservada aos atletas que ocupam o topo do ranking de suas modalidades. Dos 30 brasileiros inscritos no WTT em Foz do Iguaçu, 29 estão ou passaram pelo Bolsa Atleta (96%). O investimento do Ministério do Esporte ao longo da carreira desse grupo de mesatenistas supera os R$ 3,7 milhões.

infografico_hugo_vitoria1080.jpg

RELEVÂNCIA – Com dez títulos em etapas do circuito da WTT, Hugo Calderano é o segundo atleta com maior número de troféus, atrás apenas do chinês Wang Chuqin (2º do ranking e atual campeão mundial), que tem 12. Se hipoteticamente fosse tratado como uma nação, Hugo seria o segundo país no ranking de títulos, atrás apenas da China, que tem 38, e à frente de Japão (8), Alemanha (7), França (5) e Suécia (4).

CAMINHO – A trilha de Hugo para chegar à final em Foz teve duelos contra oponentes de cinco nacionalidades. Na primeira rodada, superou o alemão Wim Verdonschot por 3 sets a 1. Nas oitavas, passou por Chang Yu-An, de China Taipei, também por 3 a 1. Nas quartas, não tomou conhecimento do japonês Yukiya Uda, 40° do mundo, por 3 a 0. Na mesma toada, foi superior ao sul-coreano Oh Junsung (20° do mundo), da Coreia do Sul, na semifinal: 3 a 0, com 11/5, 11/4 e 11/5, em apenas 22 minutos na manhã deste domingo. Na decisão, outro alemão.

NO AUGE – “Eu estou com certeza no meu auge, jogando o melhor tênis de mesa da minha carreira. É claro que não é fácil, a concorrência é muito alta, então cada campeonato é diferente. É difícil ter essa regularidade, essa constância, então estou muito feliz, porque realmente isso exige muito não só da parte técnica e física, mas a parte mental também”.

TIETAGEM – Hugo passou a ser um nome que “fura bolhas”. Tornou-se sinônimo de excelência. Um ídolo que fala sete idiomas, monta cubo mágico em segundos, sabe os nomes de todas as capitais do planeta, toca ukulele, joga vôlei e basquete. Em Foz, sempre que pôde, atendeu com carinho as dezenas de torcedores que se aglomeravam após as partidas. Tirou fotos, fez vídeos e assinou centenas de camisas, raquetes, bolinhas, álbuns de viagem, porta-raquetes e até tênis dos fãs.

Não tenho palavras para expressar a gratidão que tenho por todas as pessoas que estão aqui, que me dão tanta energia. Depois das partidas é só festa, é comemorar com todo mundo, fazer foto, dar autógrafo para quem quiser. Hoje mesmo acho que a noite vai ser mais longa, tem muita gente esperando na fila, mas é isso que é importante, é isso que é a beleza do esporte”

VISIBILIDADE – Hugo celebra ainda a visibilidade de imagem que o tênis de mesa ganhou em função dos resultados dele. “Isso trouxe o incentivo para muita gente praticar o tênis de mesa. Na mídia em geral a gente está aparecendo mais, e esse sempre foi um dos meus objetivos: ajudar a popularizar o esporte”, comentou. Segundo informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, a modalidade passou de 3.500 filiados há três anos (entre atletas, técnicos e árbitros) para mais de 10 mil em junho de 2025.

SEQUÊNCIA – O próximo compromisso de Hugo será o WTT Grand Smash Europa, na Suécia, de 14 a 24 de agosto. A competição é uma das quatro mais importantes do WTT na temporada, equivalente a um Grand Slam do tênis.

CAMPEÕES – O torneio em Foz do Iguaçu distribuiu 300 mil dólares em premiação. Na chave feminina, a vencedora foi a principal cabeça de chave e número 7 do mundo, a japonesa Miwa Harimoto. Ela derrotou na decisão a compatriota Miyu Nagasaki, por 4 sets a 2. Nas duplas mistas, outra parceria japonesa levou a melhor: Honoka Hashimoto e Aida Satoshi superaram os indianos Diya Chitale e Shah Manush por 3 sets a 2. Nas masculinas, o troféu ficou com os alemães Dang Qiu e Duda Benedikt, que venceram na decisão a parceria indiana formada por Manav Thakkar e Manush Shah por 3 a 2. Já na chave feminina de duplas, Miwa Harimoto e Satsuki Odo conquistaram o título ao bater por 3 x 0 na decisão as sul-coreanas Ryu Hanna e Kim Nayeong.

SUPERLATIVOS – Desde abril, quando iniciou a trilha sem precedentes em sua carreira (confira abaixo), Calderano disputou 28 jogos no circuito internacional, com 27 vitórias e apenas uma derrota, na final do mundial disputado em Doha, no Catar, contra o chinês Wang Chuqin, 2° do mundo. Venceu no período 95 sets e perdeu 33. Superou seis japoneses em seis jogos. Três chineses em quatro duelos. Três franceses em três encontros e três atletas de Taiwan em três jogos.Teve dez duelos contra adversários do top 20 do mundo e venceu nove.

SOBERANIA – A fase soberana teve início em abril, quando conquistou a Copa do Mundo em Macau, na China. Lá, ele não só se tornou o primeiro não asiático e não europeu a vencer o torneio. Foi campeão com uma das sequências mais impressionantes da história da modalidade. Superou em sequência o número três do mundo de então, o japonês Tomokazu Harimoto (quartas de final), o número dois, o chinês Wang Chuqin (semifinal), e o número 1 do mundo, o também chinês Lin Shidong, na decisão do torneio.

CLIQUE – “É difícil saber o momento exato, mas acho que com certeza tudo começou na Copa do Mundo, com a vitória lá. Fui crescendo durante a competição e acho que tive um clique, alguma coisa que entendi melhor, que consegui fazer e levar até agora, um estado de espírito durante as partidas, e conseguir manter essa regularidade, essa constância”.

VICE HISTÓRICO – Em maio, Calderano disputou o Mundial em Doha, no Catar, e registrou a melhor campanha de sua carreira. Venceu seis partidas em sequência para chegar à final, com direito a um duelo épico com outro chinês, Liang Jingkun (5° do mundo), na semifinal. Um jogo definido em 11 x 9 na última parcial depois de o chinês salvar seis match points. Na decisão, foi superado por Wang Chuqin em 4 sets a 1.

IRMÃOS LEBRUN – Em junho, Hugo foi bicampeão do WTT Star Contender de Ljubljana, na Eslovênia (também tinha vencido em 2024), com direito a superar os dois irmãos Lebrun: Alexis (semi) e Félix (final), dois dos mais habilidosos do circuito. Félix inclusive foi o responsável por tirar de Hugo o bronze olímpico nos Jogos de Paris, em 2024.

DUPLO OURO – Em julho, Calderano voltou ao continente sul-americano para o WTT Contender de Buenos Aires. Sem tomar conhecimento dos adversários, venceu não só os cinco jogos da chave individual como conquistou o primeiro título de duplas mistas ao lado de Bruna Takahashi.

Os 10 títulos individuais de Hugo em eventos da WTT Series

● WTT Star Contender Doha (2021)
● WTT Contender Túnis (2022)
● WTT Contender Doha (2023)
● WTT Contender Durban (2023)
● WTT Contender Muscat (2023)
● WTT Star Contender Ljubljana (2024)
● WTT Contender Rio de Janeiro (2024)
● WTT Star Contender Ljubljana (2025)
● WTT Contender Buenos Aires (2025)
● WTT Contender Buenos Aires (2025)
● WTT Star Contender Foz do Iguaçu (2025)

“Sequência mágica” de Calderano desde abril, com 27 vitórias em 28 jogos:

Copa do Mundo – Macau (China) – Abril – CAMPEÃO

Calderano 3 x 1 Yukiya Uda (JPN)
Calderano 3 x 1 Eugene Wang (CAN)
Calderano 4 x 1 Hiroto Shinozuka (JPN)
Calderano 4 x 1 Tomokazu Harimoto (JPN)
Calderano 4 x 3 Wang Chuqin (CHN)
Caldernao 4 x 1 Lin Shidong (CHN)

Campeonato Mundial – Doha (Catar) – Maio – VICE-CAMPEÃO

Calderano 4 x 1 Rogelio Castro (MEX)
Calderano 4 x 0 Wassim Essid (TUN)
Calderano 4 x 2 Kirill Gerassimenko (CAZ)
Calderano 4 x 0 Quadri Aruna (NIG)
Calderano 4 x 1 An Jaehyun (KOR)
Calderano 4 x 3 Liang Jingkun (CHN)
Calderano 1 x 4 WAng Chuqin (CHN)

WTT Star Contender de Ljubljana (Eslovênia) – Junho – CAMPEÃO

Calderano 3 x 1 Flavien Coton (FRA)
Calderano 3 x 2 Kao Cheng-Jui (TPE)
Calderano 3 x 0 Tomislav Pucar (CRO)
Calderano 3 x 2 Alexis Lebrun (FRA)
Calderano 4 x 2 Felix Lebrun (FRA)

WTT Contender de Buenos Aires – Argentina – Julho – CAMPEÃO

Calderano 3 x 0 Leandro Fuentes (ARG)
Calderano 3 x 1 Tiago Apolonia (POR)
Calderano 3 x 0 Liao Cheng-Ting (TPE)
Calderano 3 x 0 Hiroto Shinozuka (JPN)
Calderano 4 x 1 Mizuki Oikawa (JPN)

WTT Star Contender de Foz do Iguaçu (PR) – Brasil – Agosto – CAMPEÃO

Calderano 3 x 1 Wim Verdonschot (ALE)
Calderano 3 x 1 Chang Yu-An (TPE)
Calderano 3 x 0 Yukiya Uda (JPN)
Calderano 3 x 0 Oh Junsung (KOR)
Calderano 4 x 3 Duda Benedikt (ALE)

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Enem 2025 teve participação de 70% dos inscritos. Gabaritos serão divulgados no dia 20
Governo

Enem 2025 teve participação de 70% dos inscritos. Gabaritos serão divulgados no dia 20

16 de novembro de 2025
Veja a cobertura completa das ações do Governo do Brasil na COP 30
Governo

Veja a cobertura completa das ações do Governo do Brasil na COP 30

16 de novembro de 2025
Participantes concluem segundo dia do Enem 2025
Governo

Participantes concluem segundo dia do Enem 2025

16 de novembro de 2025
Em dia de Enem, Lula diz que educação abre portas que mudam vidas
Governo

Em dia de Enem, Lula diz que educação abre portas que mudam vidas

16 de novembro de 2025
Brasil destaca avanços históricos na proteção ambiental e redução do desmatamento na COP 30
Governo

Brasil destaca avanços históricos na proteção ambiental e redução do desmatamento na COP 30

16 de novembro de 2025
Começa aplicação de provas do segundo dia do Enem 2025
Governo

Começa aplicação de provas do segundo dia do Enem 2025

16 de novembro de 2025
Correios entrega 8,7 milhões de provas nos dois dias do Enem 2025
Governo

Correios entrega 8,7 milhões de provas nos dois dias do Enem 2025

16 de novembro de 2025
COP 30 reúne lideranças para acelerar a modernização da infraestrutura elétrica global
Governo

COP 30 reúne lideranças para acelerar a modernização da infraestrutura elétrica global

16 de novembro de 2025
Segundo dia de provas do Enem 2025. Confira orientações
Governo

Segundo dia de provas do Enem 2025. Confira orientações

15 de novembro de 2025
Bancos de desenvolvimento brasileiros reúnem R$ 100 milhões para preservar a Caatinga
Governo

Bancos de desenvolvimento brasileiros reúnem R$ 100 milhões para preservar a Caatinga

15 de novembro de 2025
Coalizão de mercado de carbono recebe adesão de 18 países na COP 30
Governo

Coalizão de mercado de carbono recebe adesão de 18 países na COP 30

15 de novembro de 2025
Ações climáticas começam a dar resultados pelo mundo, aponta anuário da ONU
Governo

Ações climáticas começam a dar resultados pelo mundo, aponta anuário da ONU

15 de novembro de 2025
O PresidenteO Presidente