O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta quarta-feira, 5 de novembro, com o novo presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Sidi Ould Tah. A reunião ocorreu no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém. Sid Ould Tah assumiu o cargo em setembro de 2025 e foi a primeira vez que os dois se encontraram.
Eles falaram sobre as perspectivas da COP 30 para o continente africano. O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento destacou que a região sofre com o peso alto da dívida externa, especialmente com credores privados. Isso reduz a capacidade dos Estados em investir em transição justa. Foi lembrado que a população africana é uma das mais impactadas pelos efeitos da mudança do clima, e que, portanto, há necessidade grande investimentos em adaptação para reduzir os impactos.
O presidente Lula ressaltou que o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado na Cúpula de Líderes da COP amanhã, é uma grande oportunidade para os países africanos garantirem recursos para preservar esse ecossistema sem que precisem esperar doações dos países desenvolvidos.
Exploraram também o potencial de novas iniciativas de cooperação em transição energética e o fortalecimento da agricultura, especialmente, a produção de biocombustíveis e a necessidade de beneficiamento de minerais críticos. Os dois se comprometeram a seguir o diálogo e procurar novas parcerias na área de infraestrutura e educação.