Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Presidente
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O PresidenteO Presidente
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Lula sobre fábrica da BYD na Bahia: “Representa a recuperação da dignidade do povo de Camaçari”

9 de outubro de 2025
Lula sobre fábrica da BYD na Bahia: “Representa a recuperação da dignidade do povo de Camaçari”
Compartilhar

Unidade, a maior fora da Ásia, consolida o País como estratégico para a BYD no continente. “Cenário ideal para o investimento”, diz presidente da empresa, ao lado de Lula da inauguração

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração da nova fábrica de veículos elétricos e híbridos da BYD Brasil, em Camaçari, na Bahia, nesta quinta-feira (9/10). A cerimônia é um marco do início da produção nacional da empresa chinesa e consolida o país como polo estratégico da companhia na América Latina, em alinhamento com o programa Nova Indústria Brasil (NIB), do Governo do Brasil.

A nova planta nasce com a promessa de expansão, geração de milhares de empregos diretos e indiretos, incentivo à economia local, fortalecimento da cadeia produtiva nacional e símbolo de inovação. Durante o evento, foi apresentado o primeiro híbrido plugin flex do mundo. O sistema foi projetado especialmente para o Brasil, numa tecnologia desenvolvida em cooperação entre brasileiros e chineses, feita para funcionar com qualquer proporção de etanol e gasolina, além da bateria elétrica recarregável.

Essa fábrica representa a recuperação da dignidade do povo de Camaçari e do povo baiano. Isso é soberania e dignidade”, afirmou o presidente Lula, lembrando que a BYD apostou em ocupar o espaço deixado pela saída da Ford da região.

“E quero dizer aos donos da Ford que foram embora que a gente lamentou vocês saírem, mas como Deus escreve certo por linhas tortas, o que veio para o Brasil será melhor. Não temos preferência por países. O que queremos é uma relação civilizada com o mundo, por isso defendemos o multilateralismo”, afirmou o presidente.

TRABALHADORES — Desde o início de outubro, 350 trabalhadores foram contratados. A previsão é de alcançar 1,8 mil até o fim do mês e 2 mil nas semanas seguintes. Em pleno funcionamento, o complexo terá potencial estimado de 20 mil empregos, entre diretos e indiretos, incluindo funcionários, prestadores de serviço e fornecedores.

DIGNIDADE – Lula destacou o significado da nova fábrica para os trabalhadores e suas famílias. “A vinda dessa empresa me traz orgulho, porque sei o que é ser trabalhador e ficar desempregado. Sei o que é um homem ou uma mulher levantar de manhã e não ter o que fazer”, relatou. O líder brasileiro reforçou, ainda, a importância do trabalho para a completa cidadania. “É a certeza de que no fim do mês você receberá o salário merecido, que dá a você o direito de andar de cabeça erguida”, concluiu.

INVESTIMENTO — O empreendimento em Camaçari recebeu investimento de R$ 5,5 bilhões e foi projetado para ser o maior complexo industrial da empresa fora da Ásia. A nova planta tem capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano e 300 mil em uma segunda etapa.

NOVA INDÚSTRIA — Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin destacou que a instalação é um marco para o projeto de desenvolvimento do país em moldes sustentáveis. “A BYD vem ao encontro da Nova Indústria Brasil. Uma indústria inovadora na vanguarda da eletrificação, uma indústria verde porque descarboniza, competitiva e exportadora. Daqui vão sair veículos para o mundo todo, em especial para nossa região”, afirmou.

LÍDER — O presidente global da BYD, Wang Chuanfu, enfatizou que o Brasil é o cenário ideal para o investimento da empresa na América Latina. “O Brasil tem vantagens únicas e abundantes de energia limpa, uma sociedade aberta e plural, cidadãos dispostos a abraçar novas tecnologias. Além disso, o governo lançou a Nova Indústria Brasil, focada na inovação e na transição verde, o que cria condições ideais. O Brasil é líder na transformação verde”, disse Chuanfu. “Acreditamos que vamos ajudar o Brasil a acelerar a transição energética, criar novas indústrias e novos empregos”.

ÁREA — A planta de Camaçari abriga uma das mais modernas estruturas fabris automotivas da América Latina, com 4,6 milhões de metros quadrados de área. A linha de produção mista permite a fabricação simultânea de modelos híbridos e 100% elétricos. A partir de 2026, a produção será nacionalizada, com etapas como estamparia, soldagem e pintura, além de um maior índice de componentes fabricados no país.

PARCERIA — A força da parceria entre os dois países foi ressaltada pelo embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao. “Sob a liderança do presidente Xi Jinping e do presidente Lula, as relações de China e Brasil estão na melhor fase histórica. A cooperação no campo das energias limpas é elemento fundamental da sinergia entre as estratégias dos dois países. Nossos planos são altamente compatíveis”, disse.

OBRAS — As obras foram iniciadas em março de 2024. A primeira das 26 instalações do complexo está em operação e os primeiros veículos montados na unidade já começam a ser distribuídos para a rede de concessionárias. Alinhado às metas de transição energética do país, o complexo obteve certificação internacional I-REC, que atesta que 100% da energia elétrica consumida vem de fontes limpas e renováveis.

CONFIANÇA — A certificação reforça o compromisso do Brasil com a migração para uma economia de baixo carbono, o que foi avaliado como um dos motivos para a opção da empresa chinesa pelo Brasil, como relatou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil. “O que nos moveu foi a confiança no potencial desse país e em seu povo extremamente antenado com a tecnologia, em sua força produtiva e em sua capacidade de liderar a transição para uma nova era da indústria automobilística”, pontuou.

COM OS BRASILEIROS – Em outra frente, a visão de futuro e o investimento na capacitação de brasileiros para o novo mercado estão no foco tanto do Governo do Brasil, com o anúncio da criação de 100 institutos federais na atual gestão, como também na perspectiva dos chineses, como explicou Stella Li, vice-presidente Executiva Global da BYD e CEO das Américas. “Hoje celebramos a chegada de uma nova era para a indústria automotiva brasileira. Não apenas de carros elétricos, mas de carros inteligentes, do futuro, construídos por brasileiros, por baianos. Cinco grupos de funcionários brasileiros já viajaram à China para receber treinamento e outros irão e retornarão prontos para treinar novas gerações. O sonho apenas começou, estejam preparados para mais”, afirmou.

POTENCIALIDADE – O ministro da Casa Civil, Rui Costa, endossou a confiança na força de trabalho local, com o anúncio do aumento da produção nacional, como baterias e autopeças. “Vocês verão que esse povo transformará a fábrica em uma das unidades mais produtivas da BYD. O povo baiano vai agarrar a oportunidade. Hoje foi anunciada a duplicação desse projeto, a produção de baterias, de autopeças. Quero convidar vocês para continuarem a acreditar”, disse o ministro.

ALIANÇA – Para o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, a chegada da fábrica representa uma aliança efetiva com a população. “Estamos preparados para trabalhar em parceria com a BYD e trazer novos investimentos. Hoje damos o primeiro e decisivo passo rumo a um novo horizonte na direção de um novo modelo de desenvolvimento, que gera empregos, movimenta a economia e respeita o meio ambiente”, destacou.

09.10.2025 – Visita à linha de montagem de veículos da BYD

ESPERANÇA — Para quem vive na cidade, a chegada da fábrica já é sinônimo de transformação. Danilo Alves, recém-contratado como inspetor de qualidade, compartilhou a esperança. “Quando a BYD chegou a Camaçari foi uma grande oportunidade. Não só o meu sonho foi realizado. Foi o meu, dos meus filhos, da minha esposa e da minha família”, comemorou. Como relatou a representante do setor comercial, Juranildes Araújo, o otimismo se espalha pela cidade. “Quando vem uma indústria como essa a tendência do comércio é se desenvolver, porque começa a fornecer. Tem a parte de restaurantes, o turismo melhora e você gera mais empregos não só diretos, mas indiretos”.

EM TERRITÓRIO NACIONAL — Presente no Brasil há mais de uma década, a empresa tem outros investimentos no país, com unidades de produção em Campinas (SP) e Manaus (AM). Desde 2022, são mais de 170 mil veículos elétricos e híbridos comercializados no país. A expansão é acompanhada pelo crescimento da rede de concessionárias, que já supera 200 em todos os estados e tem a meta de chegar a 250 nos próximos meses.

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Conab lança “Armazéns Solares” e dá passo rumo à sustentabilidade e à autonomia energética
Governo

Conab lança “Armazéns Solares” e dá passo rumo à sustentabilidade e à autonomia energética

11 de novembro de 2025
Ministro do Turismo pede ‘licença’ a jornalista e entrevista colega Paulo Teixeira, do MDA
Governo

Ministro do Turismo pede ‘licença’ a jornalista e entrevista colega Paulo Teixeira, do MDA

11 de novembro de 2025
Na Região Norte, INSS alcança 3 mil perícias médicas no fim de semana
Governo

Na Região Norte, INSS alcança 3 mil perícias médicas no fim de semana

11 de novembro de 2025
Pavilhões Brasil na COP 30 apresentam iniciativas do País na urgência climática
Governo

Pavilhões Brasil na COP 30 apresentam iniciativas do País na urgência climática

11 de novembro de 2025
Força-tarefa da COP 30 turbina internet em Belém e resultado é elogiado na cidade
Governo

Força-tarefa da COP 30 turbina internet em Belém e resultado é elogiado na cidade

11 de novembro de 2025
Militares do Exército finalizam preparação para Missão de Paz da ONU no Líbano
Governo

Militares do Exército finalizam preparação para Missão de Paz da ONU no Líbano

11 de novembro de 2025
Na COP, governos discutem governança multinível a partir das cidades
Governo

Na COP, governos discutem governança multinível a partir das cidades

11 de novembro de 2025
Gleisi diz que mudanças no PL Antifacção são “presente” para o crime organizado
Governo

Gleisi diz que mudanças no PL Antifacção são “presente” para o crime organizado

11 de novembro de 2025
Influenciada pela queda na energia elétrica, inflação recua para 0,09% e tem menor índice em outubro em 27 anos
Governo

Influenciada pela queda na energia elétrica, inflação recua para 0,09% e tem menor índice em outubro em 27 anos

11 de novembro de 2025
Energia elétrica cai e inflação recua para 0,09%, menor índice para um mês de outubro em 27 anos
Governo

Energia elétrica cai e inflação recua para 0,09%, menor índice para um mês de outubro em 27 anos

11 de novembro de 2025
Influenciada pela queda na energia elétrica, inflação recua para 0,09% e tem menor índice em outubro em 27 anos
Governo

Energia elétrica cai e inflação recua para 0,09%, menor índice para outubro em 27 anos

11 de novembro de 2025
Na Câmara dos Deputados, ministro do Trabalho defende o fim da escala 6x1
Governo

Na Câmara dos Deputados, ministro do Trabalho defende o fim da escala 6×1

10 de novembro de 2025
O PresidenteO Presidente