Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Presidente
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O PresidenteO Presidente
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Marinha avança na construção de dois Navios-Patrulha da Classe “Macaé”

19 de agosto de 2025
Marinha avança na construção de dois Navios-Patrulha da Classe “Macaé”
Compartilhar

Com previsão de entrega para 2026, o “Mangaratiba” encontra-se em construção no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro; “Miramar” será o próximo a ser entregue

Tópicos da matéria
CaracterísticasDiretoria Industrial da Marinha 

A construção naval desempenha função estratégica no desenvolvimento econômico e tecnológico de um País: impulsiona a indústria pesada, movimenta cadeias produtivas complexas e gera milhares de empregos diretos e indiretos, desde a engenharia até a logística. Nesse sentido, a construção dos Navios-Patrulha da Classe “Macaé”, atualmente em curso no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), é fundamental não apenas para a Marinha do Brasil (MB), mas também para o desenvolvimento nacional.

“Ao investir em embarcações e inovação, o País fortalece sua soberania sobre rios, lagos e, sobretudo, sobre seu litoral, garantindo mais autonomia em transporte, defesa e exploração de recursos naturais. O estímulo à indústria naval, que aquece a economia, também é primordial”, afirmou o Superintendente de Construção de Meios de Superfície da Diretoria Industrial da Marinha (DIM), Capitão de Mar e Guerra (Engenheiro) Maury Cid Sambiase.

Com previsão de entrega para 2026, o Navio-Patrulha (NPa) “Mangaratiba” já atingiu mais de 50% de avanço físico em sua construção. Projetado como o quarto navio da Classe “Macaé”, o “Mangaratiba” contribuirá significativamente para a Esquadra e para a proteção dos interesses nacionais no mar. A relevância do projeto é evidenciada pela inclusão do Programa de Obtenção de Navios-Patrulha (PRONAPA) no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A medida garantiu parte dos investimentos destinados à construção e à modernização da infraestrutura de oficinas especializadas do AMRJ, o estaleiro em atividade mais antigo do País.

Características

Com o casco em aço e a superestrutura em alumínio, o NPa “Mangaratiba” é uma embarcação com 54,2 metros de comprimento e calado máximo (medida da parte submersa do navio ao operar com toda sua capacidade) de 2,48 metros, projetada para atender a múltiplas funções operativas com eficiência e autonomia. O navio comportará uma tripulação composta por até 43 militares – incluindo 8 reservas – e terá um raio de ação de 2.500 milhas náuticas (mais de 4 mil quilômetros) em velocidade de cruzeiro, o que corresponde a aproximadamente seis dias de autonomia, variável conforme a quantidade de mantimentos, água e demais suprimentos embarcados.

Navio Mangaratiba.jpg

A existência de uma linha de montagem dedicada à construção de navios-patrulha no AMRJ contribui para a eficiência e a precisão dos trabalhos – tanto atuais quanto futuros. Esse modelo de produção padronizada permite que erros sejam reduzidos e etapas sejam otimizadas, favorecendo a continuidade das entregas. Com o processo de construção realizado por blocos – técnica que facilita a montagem do casco e de sistemas –, ganha-se em agilidade e controle de qualidade, reforçando a capacidade do Arsenal em atender às demandas operativas da Marinha.

Nesse sentido, atualmente há um movimento para reaquecer a construção de meios navais, reforçando o papel estratégico do Arsenal no fortalecimento da indústria de defesa. Assim, uma vez que se reorganizar para construir não é tarefa simples, a continuidade de projetos é essencial para manter a curva de aprendizado ativa, garantindo que o conhecimento adquirido não se perca. Manter o ritmo de produção é, portanto, uma necessidade tanto técnica quanto estratégica para a soberania marítima do País e para a indústria naval.

Linha de Montagem.jpg

O processo de construção do “Mangaratiba” mobiliza cerca de 70 profissionais, entre civis e militares, demonstrando a integração entre a indústria naval e a Marinha na consolidação de capacidades estratégicas nacionais. O navio combina robustez estrutural, versatilidade e alcance significativo em missões de patrulha, apoio logístico ou operações especiais.

Nos anos seguintes à entrega do “Mangaratiba”, ainda está prevista a conclusão do “Miramar”, o quinto navio da classe encontra-se em construção no mesmo Edifício 17, ao lado do “Mangaratiba”. O projeto será o mesmo, com possibilidade de melhorias pontuais, como um veículo não tripulado para guerra contra minagem.

Diretoria Industrial da Marinha 

A DIM é a organização militar responsável por estabelecer políticas industriais, no âmbito da Marinha, gerenciar projetos de manutenção programadas de navios de superfície e submarinos, bem como supervisionar os navios de superfície em construção no AMRJ. Com isso, a Diretoria contribui para a gestão do ciclo de vida de meios navais e sistemas estratégicos, bem como provê orientação técnica de competência do Setor do Material. Entre suas subordinadas estão o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), a Base Naval da Ilha das Cobras (BNIC), o Centro de Manutenção de Sistemas (CMS), a Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM) e o Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira (EMIM).

A maior parte da mão de obra utilizada na construção do “Mangaratiba” e do “Miramar” são resultantes de contratos específicos, celebrados entre o AMRJ e empresas da indústria naval brasileira, modelo de negócio que busca economicidade, eficiência na construção e que impacta diretamente a infraestrutura e a integração nacional. Uma indústria naval qualificada permite o fortalecimento do transporte hidroviário, que é mais eficiente, sustentável e econômico em relação a outros modais. Isso favorece o escoamento da produção agrícola e industrial, especialmente em regiões de difícil acesso, contribuindo para o equilíbrio do desenvolvimento entre diferentes áreas do território. Fomentar a construção naval é investir em progresso econômico, segurança estratégica e coesão territorial.

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Um pequeno passo de US$ 9,7 bilhões, diz Alckmin sobre redução de tarifaço
Governo

Um pequeno passo de US$ 9,7 bilhões, diz Alckmin sobre redução de tarifaço

15 de novembro de 2025
Supremo Tribunal Federal confirma constitucionalidade do programa RenovaBio
Governo

Supremo Tribunal Federal confirma constitucionalidade do programa RenovaBio

15 de novembro de 2025
EBC tem apoio da Organização de Estados Ibero-Americanos na COP 30
Governo

EBC tem apoio da Organização de Estados Ibero-Americanos na COP 30

15 de novembro de 2025
Al Gore na COP 30: 'Debate ético é central no combate à mudança do clima'
Governo

Al Gore na COP 30: ‘Debate ético é central no combate à mudança do clima’

15 de novembro de 2025
Edital do BNDES recebe 45 propostas de R$ 73 bilhões em investimentos climáticos
Governo

Edital do BNDES recebe 45 propostas de R$ 73 bilhões em investimentos climáticos

15 de novembro de 2025
Lula: 'dê oportunidade e coloque dinheiro na educação que o país fará a sua revolução'
Governo

Lula: ‘dê oportunidade e coloque dinheiro na educação que o país fará a sua revolução’

14 de novembro de 2025
Transição energética: Brasil enfrenta desafios para adotar fontes sustentáveis de energia
Governo

Transição energética: Brasil enfrenta desafios para adotar fontes sustentáveis de energia

14 de novembro de 2025
Na COP 30, Governo lança 4º leilão Eco Invest, desta vez com foco na Amazônia
Governo

Na COP 30, Governo lança 4º leilão Eco Invest, desta vez com foco na Amazônia

14 de novembro de 2025
Cozinha Solidária da Cúpula dos Povos serve 21 mil refeições diárias na COP 30
Governo

Cozinha Solidária da Cúpula dos Povos serve 21 mil refeições diárias na COP 30

14 de novembro de 2025
Alerta: risco de tempo severo nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste
Governo

Alerta: risco de tempo severo nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste

14 de novembro de 2025
Contra tarifaço e análises pessimistas, projeções iniciais da Fazenda confirmam acertos
Governo

Contra tarifaço e análises pessimistas, projeções iniciais da Fazenda confirmam acertos

14 de novembro de 2025
Governo Federal coloca mulheres no centro da política climática, afirma ministra Márcia Lopes na COP 30
Governo

Governo Federal coloca mulheres no centro da política climática, afirma ministra Márcia Lopes na COP 30

14 de novembro de 2025
O PresidenteO Presidente