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MEsp firma parceria para ampliar produção de pesquisas no cenário dos jogos eletrônicos e dos eSports

7 de outubro de 2025
MEsp firma parceria para ampliar produção de pesquisas no cenário dos jogos eletrônicos e dos eSports
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A expectativa é que o trabalho desenvolvido entre os parceiros ajude a consolidar a comunidade de praticantes de esportes eletrônicos, abrangendo jogadores de diferentes níveis

Para ampliar a produção de conhecimento sobre jogos eletrônicos e eSports, o Ministério do Esporte firmou um acordo de cooperação técnica (ACT) com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais. A parceria permitirá o mapeamento dos jogos no Brasil, o desenvolvimento de pesquisas, a produção e elaboração de políticas públicas voltadas ao setor, além de garantir a presença de uma delegação institucional na 1ª edição dos Jogos Olímpicos de eSports, a ser realizada em 2027, em Riad, na Arábia Saudita.

O acordo tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar em diferentes áreas dos jogos eletrônicos e dos eSports, e desenvolver projetos de pesquisa voltados à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Além disso, busca-se formar um corpo técnico qualificado e engajado em promover os eSports como ferramentas de inclusão, inovação e impacto social.

“Essa parceria marca um passo decisivo na consolidação dos jogos eletrônicos e dos eSports no Brasil. Simboliza um compromisso com o futuro — um futuro em que universidades, organizações esportivas, empresas e o poder público caminham juntos, construindo conhecimento, oportunidades e desenvolvimento. Com essa união, poderemos definir diretrizes e boas práticas que fortaleçam o crescimento dos eSports de forma sustentável, organizada e baseada em valores educacionais. Mas, acima de tudo, queremos ampliar o acesso, promover a inclusão digital e garantir que mais pessoas possam fazer parte desse universo vibrante, criativo e transformador que é o mundo dos jogos eletrônicos”, afirmou o secretário nacional de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do Ministério do Esporte, Giovanni Rocco.

“Demos um grande passo para os eSports no Brasil. Com foco educacional e pedagógico, voltado a temas que exigem cuidado e responsabilidade do Ministério do Esporte — como a criação de cartilhas e estratégias de prevenção e combate à manipulação de resultados nos games, ao cyberbullying, aos impactos na saúde mental dos jogadores, às questões de gênero, ao uso de substâncias proibidas (doping) e às práticas envolvendo as chamadas loot boxes , entre outros”, explicou o diretor de e-Sport, Marcio Zuba de Oliva.

Fortalecimento da modalidade

Com a iniciativa, o campo dos jogos eletrônicos e dos eSports será fortalecido por meio da conexão entre universidades, organizações esportivas, empresas e órgãos governamentais. Essa estrutura permitirá a criação de diretrizes e regulamentações para a prática e gestão dos eSports, promovendo um crescimento sustentável e organizado. Também estão previstos comitês ou grupos de trabalho dentro da UFLA e instituições parceiras para gerenciar e estruturar os aspectos técnicos, éticos e sociais dos eSports, com foco na inclusão e no impacto educacional.

No Brasil, dados da pesquisa Game Brasil revelam o forte envolvimento da população com os jogos eletrônicos: 74% jogam regularmente, com destaque para adultos entre 35 e 39 anos, e uma participação feminina de 50,9%. Além disso, 79,5% apontam os games como sua principal forma de entretenimento. O acordo também prevê o fortalecimento da comunidade de praticantes de esportes eletrônicos, abrangendo jogadores de diferentes níveis — amador, semiprofissional e profissional.

O reconhecimento oficial dos jogos eletrônicos e dos eSports começou a ganhar força em 2021, quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu recomendações específicas sobre esportes virtuais na Agenda 2020+5 e promoveu a primeira Olympic Virtual Series . Desde então, o movimento avançou com a realização da Olympic Esports Week (2023) e o anúncio dos Jogos Olímpicos de eSports, em parceria com a Arábia Saudita.

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