Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura cumpre agenda em Manaus, reforça atuação de agentes territoriais no estado e diálogo com gestores e sociedade civil
O Ministério da Cultura (MinC) intensificou sua presença no Amazonas com uma série de compromissos voltados para o fortalecimento da gestão cultural e o apoio direto a quem faz cultura no estado. A agenda, liderada pela secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins, e pela diretora de Articulação e Governança, Desiree Tozi, teve como foco garantir que as políticas públicas federais cheguem a todas as regiões do estado – da capital às comunidades ribeirinhas, indígenas e periferias urbanas.
A visita reforça o compromisso do Governo do Brasil em manter um canal aberto com parlamentares, governo estadual, prefeituras e, principalmente, com os trabalhadores da cultura do Amazonas.
“O nosso objetivo é estar presente e ouvir as demandas de quem faz cultura no Amazonas. Estamos fortalecendo o diálogo com o governo do estado, a Assembleia Legislativa e as prefeituras para garantir que os recursos federais cheguem na ponta, transformando a realidade dos agentes culturais e valorizando a diversidade deste território estratégico para o país”, afirmou a secretária Roberta Martins.
Para garantir a consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no estado, a equipe do MinC realizou reuniões estratégicas com representantes dos poderes Executivo e Legislativo.
Na Assembleia Legislativa (ALEAM), o encontro foi com o deputado Sinésio Campos, presidente da Frente Parlamentar Estadual de Cultura, para debater a defesa das políticas culturais no legislativo.
Houve ainda diálogo com gestores públicos, por meio de reuniões com o secretário de Estado de Cultura, Caio André, e com o presidente do Fórum Estadual de Gestores Municipais, Maick Soares. O objetivo foi entender os gargalos e acelerar a implementação das leis de fomento nos municípios amazonenses.
Presença ativa nos territórios
Um dos pontos centrais da agenda foi o diálogo sobre o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), realizado no Palacete Provincial, em Manaus, na terça-feira (28). O encontro reuniu artistas, agentes culturais e organizações sociais para debater o futuro da participação social no estado.
Na ocasião, o MinC destacou que o programa segue ativo e capilarizado. Para garantir que as ações não parem, o Amazonas conta atualmente com 11 Agentes Territoriais de Cultura que atuam diretamente em nove regiões geográficas imediatas: Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tefé, Manicoré, Lábrea e Tabatinga.
“A atuação desses agentes é fundamental para territorializar as políticas culturais e oferecer apoio técnico aos fazedores de cultura do Amazonas. Eles trabalham em diálogo constante com comunidades periféricas, indígenas, ribeirinhas e mestres da cultura popular, assegurando que o MinC esteja próximo no dia a dia dos agentes culturais locais”, destacou a diretora Desiree Tozi.
Incubadoras Culturais
Olhando para o futuro da gestão cultural no estado, as dirigentes do MinC se reuniram com a reitoria do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). A pauta foi a criação de incubadoras de organizações sociais de cultura.
A proposta é unir a educação pública e a cultura para qualificar as organizações locais, preparando-as para gerir projetos maiores e acessar recursos do setor cultural. Essa estratégia busca fortalecer a sociedade civil organizada do Amazonas para o ciclo de políticas públicas de 2026 e 2027.
R$ 5 milhões da Aldir Blanc para Manaus
A agenda também foi marcada por entregas concretas. A secretária Roberta Martins participou do lançamento de 13 editais do segundo ciclo de Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, em parceria com a Prefeitura de Manaus e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura). Os editais são financiados com os R$ 5 mihões de recursos federais repassados pelo estado por meio da Aldir Blanc.
O investimento vai beneficiar diretamente a produção cultural local, injetando recursos na economia do estado do Amazonas e garantindo que artistas e produtores tenham meios para executar seus projetos.
A passagem da comitiva por Manaus reafirma que a política cultural no Amazonas é prioridade para o Ministério da Cultura, que segue trabalhando para garantir os direitos culturais de toda a população amazonense.