Edital seleciona projetos de organizações da sociedade civil em áreas estratégicas da economia, ampliando oportunidades de emprego e inclusão social
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) recebeu 200 propostas no âmbito do Edital e Chamamento Público nº 2/2025, destinado à seleção de projetos de qualificação social e profissional pelo Programa Manuel Querino (PMQ). O prazo para envio das propostas encerrou-se em 15 de outubro, e a comissão de avaliação tem até 14 de novembro para analisar todas as iniciativas.
Voltado à seleção de projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSC), o edital prevê inicialmente a oferta de 18 mil vagas gratuitas em cursos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país, como Economia 4.0, Economia da Cultura e Criativa, Economia do Cuidado e da Saúde, e Economia Verde e Azul.
O Programa Manuel Querino (PMQ) tem como objetivo ampliar o acesso à qualificação profissional e fortalecer a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, seja por meio do emprego formal ou do trabalho autônomo. Para o secretário de Qualificação, Trabalho e Renda do MTE, Magno Lavigne, a ampla participação das organizações da sociedade civil no edital evidencia o compromisso coletivo com a promoção da qualificação como ferramenta de transformação social..
“Acreditamos que a qualificação social e profissional é uma ferramenta importante de inclusão social e desenvolvimento. O Programa Manuel Querino tem transformado realidades, possibilitando que trabalhadores construam trajetórias profissionais de sucesso e dignidade em áreas estratégicas do país”, afirma Lavigne.
Esse é o segundo edital do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional voltado à seleção de OSC. O primeiro foi lançado em 2024, com a oferta de 15 mil vagas.
Sobre o Programa Manuel Querino
Lançado em 2023 pelo MTE, o Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional é executado em parceria com universidades e institutos federais, organizações da sociedade civil, além de estados e municípios conveniados ao Sistema Nacional de Emprego (Sine). Desde a criação do PMQ, já foram pactuadas mais de 182 mil vagas gratuitas de qualificação profissional no país. O público-alvo do programa são trabalhadores em situação de vulnerabilidade social.