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Governo

Nova conexão com a Transnordestina deve impulsionar economia no Sertão

24 de julho de 2025
Nova conexão com a Transnordestina deve impulsionar economia no Sertão
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O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), firmou, nesta quinta-feira (24/7), uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A iniciativa busca melhorar a malha logística do Nordeste e integrar novas conexões com a ferrovia Transnordestina. Os estudos terão dois focos distintos: o transporte de cargas entre os municípios de Salgueiro e Petrolina, e a retomada do transporte de passageiros entre as cidades de Recife e Caruaru. A previsão é que a UFPE conclua as pesquisas até o primeiro semestre de 2026.

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Trecho Salgueiro – SuapeTransnordestina

Durante o primeiro seminário do “Conexões Transnordestina – A ferrovia que mudará Pernambuco”, realizado no Sertão do estado, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, afirmou que os estudos estão alinhados com a nova política federal de transportes, que aposta no modal ferroviário como vetor de transformação econômica e social. “Nosso objetivo é contribuir para as ações de integração logística regional, ampliando a competitividade e induzindo o desenvolvimento sustentável e inclusive do Nordeste”, declarou.

Uma das pesquisas, focada no transporte de cargas, prevê a elaboração de um estudo técnico que analisará custos e possíveis traçados de um ramal ferroviário ligando Petrolina ao entroncamento da Transnordestina em Salgueiro. A proposta visa fortalecer o escoamento da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, bem como de outros produtos oriundos de arranjos produtivos locais. A conexão também facilitaria o acesso estratégico aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), além de integrar a hidrovia do Rio São Francisco à malha ferroviária nordestina.

A outra pesquisa tem como foco a retomada do transporte de passageiros entre Recife e Caruaru. O estudo buscará avaliar o potencial de demanda, comparar o antigo traçado ferroviário com tecnologias mais modernas e analisar a viabilidade de um novo percurso que acompanhe o traçado da BR-232.

Trecho Salgueiro – Suape

Durante o evento “Conexões Transnordestina”, técnicos da Infra S.A. – empresa vinculada ao Ministério dos Transportes – apresentaram atualizações sobre o trecho pernambucano da Transnordestina, que ligará Salgueiro ao Porto de Suape. Os projetos técnicos estão em andamento, e os editais de licitação para a construção do ramal serão lançados conforme esses projetos forem finalizados.

Segundo o assessor da Diretoria de Empreendimentos da Infra S.A, Rafael Fernandes de Sousa, a obra já foi retomada e a estratégia será de aproveitar ao máximo o traçado projetado inicialmente, com atualizações pontuais, por exemplo, na área onde há uma barragem. “A primeira licitação deve ocorrer ainda neste segundo semestre para o trecho Custódia – Arcoverde, com previsão de contratação da obra no primeiro trimestre de 2026. O investimento estimado é de R$ 600 milhões, com recursos provenientes do Orçamento Geral da União”, explicou.

O investimento total estimado é de R$ 3,5 bilhões, já que existem 179 km com obras finalizadas. A previsão de conclusão é até 2029. “Em nosso projeto, não há previsão de construção de terminais pela Infra S.A. É uma iniciativa que será tomada pela iniciativa privada ou pela futura concessionária. Pela nossa experiência em outras ferrovias, é mais viável que a decisão sobre a localização seja tomada pelo setor produtivo”, ressaltou o gestor da Infra S.A.

Transnordestina

Na semana passada, o presidente Lula visitou um lote da ferrovia Transnordestina em Missão Velha (CE), acompanhado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Durante a visita, as autoridades anunciaram a garantia de recursos no valor de R$ 1,4 bilhão para finalizar a construção da ferrovia.

Atualmente, as obras registram 75% de avanço físico no trecho que interliga Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE). O MIDR, por meio da Secretaria de Fundos e Instrumentos Financeiros, elaborou o orçamento do projeto com investimento total de quase R$ 15 bilhões, dos quais R$ 8,2 bilhões já foram aplicados. “A Transnordestina não é apenas uma ferrovia, é um vetor de desenvolvimento e integração regional”, lembrou Waldez Góes, na ocasião.

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