Secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Irajá Lacerda, vai detalhar o assunto a partir das 19h
O Ministério da Agricultura e Pecuária lançou, na última semana durante a COP 30, em Belém, o Programa Nacional de Rastreabilidade Voluntária, uma iniciativa inédita que permitirá o monitoramento em tempo real de toda a cadeia produtiva e logística do agronegócio brasileiro.
Para detalhar o assunto, o programa A Voz do Brasil, desta quarta-feira (26/11), recebe o secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Irajá Lacerda, para entrevista ao vivo, a partir das 19h.
O programa marca uma nova etapa na digitalização e na transparência do setor, com o uso de tecnologias de Internet das Coisas (IoT) integradas ao padrão público de rastreabilidade Brasil-ID. A iniciativa busca reduzir o tempo de liberação aduaneira nos portos, eliminar as filas nos pontos de checagem, garantir alimentos mais saudáveis para milhões de famílias, inibir o roubo e o desvio de cargas e diminuir o custo Brasil.
Além disso, o novo modelo reforça a capacidade do Brasil de atrair parcerias, ampliar mercados e intensificar a cooperação internacional. O PNRV integrará o Programa Agro Brasil + Sustentável em um ecossistema digital que reúne rastreabilidade, boas práticas e sustentabilidade.
Saiba mais sobre o assunto! Acompanhe a edição da Voz do Brasil desta quarta-feira, a partir das 19h. Confira pelas emissoras de rádio de todo o País ou pelo YouTube do Canal Gov.