Ministro das Relações Exteriores ressalta atuação do presidente Lula para expandir presença do Brasil no exterior. Abertura de novos mercados tem potencial de gerar aumento nas exportações de até 33 bilhões de dólares nos próximos cinco anos
A abertura de 500 novos mercados para a agropecuária brasileira entre 2023 a 2025 é resultado direto da atuação do presidente Lula durante viagens internacionais, ao divulgar produtos brasileiros e abrir mercados. Foi o que afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante o programa Bom Dia, Ministro desta quinta-feira (18/12), transmitido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Distribuídos por mais de 80 países, os novos mercados geraram 3,4 bilhões de dólares adicionais em exportações e têm potencial para gerar até 33 bilhões de dólares de aumento nos próximos cinco anos.
“O presidente Lula é o maior divulgador do Brasil e isso é desde o seu primeiro mandato. Ele, agora no terceiro mandato, teve um número inacreditável. Ele teve mais de 60 encontros diretos, presenciais, com chefes de Estado estrangeiros, seja em visitas no Brasil, seja em encontros à margem de encontros internacionais ou visitas dele ao exterior. E ele tem expandido a presença do Brasil. O presidente Lula tem muito presente a necessidade do Brasil estar presente em todos os tabuleiros”
Nesses contatos, ele leva o Brasil como um país que defende a paz, cooperação e entendimento entre as nações, o multilateralismo, todas as iniciativas que dizem respeito ao fortalecimento das instituições multilaterais internacionais e, além disso, ele é um vendedor do Brasil, também abrindo mercados”, explicou o ministro
Como exemplo, Mauro Vieira citou a viagem de Lula a países do sudeste asiático em outubro deste ano, em uma aproximação para realizar e fortalecer acordos comerciais com os integrantes da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
“O Brasil, no terceiro mandato do presidente Lula, passou a ser parceiro de diálogo da Asean e nós vamos evoluir para a categoria mais alta, que é de parceiro da Asean. E vários países, Estados Unidos, países europeus, são membros de diálogo da Asean. Isso é um mercado novo, enorme, que se abre. A Indonésia é um país que tem 280 milhões de habitantes. A Indonésia está na presidência da Asean e o presidente Lula foi convidado especial para participar da cúpula”.
Com a contribuição das exportações para os novos mercados, as exportações brasileiras devem bater novo recorde em 2025. As projeções do Governo do Brasil são de alcançar 345 bilhões de dólares de exportação e 629 bilhões de dólares na corrente de comércio.
Leia também
• ‘Quem pensa pequeno nem sonha’, diz Lula ao celebrar superação de 500 novos mercados pelo País
• Abertura de 500 novos mercados gera empregos e reforça a segurança alimentar
• País celebra abertura de 500 novos mercados para produtos brasileiros
• Na Apex, Geraldo Alckmin comemora recorde de exportações em 2025
• ‘Aproximação entre Sudeste Asiático e Brasil é crucial para o multilateralismo’, defende Lula
• Lula exalta resultado de maratona pelo leste asiático: ‘Mais uma viagem exitosa’
Embrapa
Durante o programa, o ministro destacou as qualidades sanitárias dos produtos brasileiros exportados, em um trabalho da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
“Fazemos um trabalho muito grande de divulgação dos produtos brasileiros. Há um grande interesse no mundo inteiro pela segurança alimentar e, nisso, o Brasil também tem um grande exemplo a dar e, por isso, trabalhamos também junto com a Apex Brasil e com a Embrapa”.
A Embrapa é uma empresa que é um grande exemplo mundial de conquistas na área agrícola. Foi graças a Embrapa que o Brasil chegou a ser o maior exportador, por exemplo, de carne neste momento, e se não é o primeiro, o segundo maior exportador em uma série de grãos. Isso tudo é resultado do trabalho e das grandes conquistas da Embrapa”, afirmou o ministro
Mauro Vieira citou as próximas viagens internacionais programadas do presidente Lula para o início de 2026: Índia, Coreia do Sul e Alemanha.
“O Brasil é um país que é um ator global. Nós temos relações diplomáticas estabelecidas com todos os outros 192 países membros da ONU. A ONU tem 193 (países). A nossa mensagem será levar a voz do Brasil na defesa do multilateralismo, das instituições multilaterais que cuidam de aspectos e de áreas que são fundamentais para o Brasil, como a Organização Mundial de Comércio. É importantíssimo ter regras de comércio que deem ordem ao comércio internacional, que haja mecanismos de proteção e de negociação. Então o Brasil tem como objetivo as negociações e os contatos bilaterais com todos os países, ter a presença no mundo e defender o multilateralismo e a paz”, disse o ministro.
Assista à íntegra do Programa Bom Dia, Ministro